Quem Somos

História

O Colégio Santo Inácio faz parte da Rede Jesuíta de Educação (RJE), constituída para fortalecer e dar unidade à missão educativa na Companhia de Jesus no Brasil: formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

A Rede Jesuíta de Educação, por sua vez, integra a Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), um organismo integrador de caráter internacional, que fortalece o vínculo entre as associações e colégios da Companhia de Jesus, gerando políticas, estratégias e ações comuns. A FLACSI está composta por 90 instituições de Educação Básica em 19 países da América Latina. O Projeto Educativo da FLACSI tem a educação como ação apostólica, sustentada numa experiência de quase 460 anos. Esta proposta, intitulada Pedagogia Inaciana, busca uma formação integral dos estudantes a partir dos valores evangélicos, assumindo, desta forma, a própria missão da Igreja de anunciar ao mundo a Boa Nova do Evangelho.

Missão

Promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.

Visão

Ser um centro inovador de aprendizagem integral, que educa para a cidadania global, com uma gestão colaborativa e sustentável.

Princípios e Valores

1. Amor e serviço

A experiência radical de sermos criados por Deus, no seguimento a Jesus Cristo, impele-nos a uma resposta encarnada por meio da atuação no mundo, em que colocamos nossos dons a serviço dos demais.

2. Justiça socioambiental

Deus nos chama ao movimento contínuo de reconciliação com ele, com a humanidade e com a criação, colaborando para a construção de uma sociedade onde a justiça se faça presente nas relações, na mudança das estruturas sociais e no cuidado com a casa comum.

3. Discernimento

Fundamento que orienta a missão educativa e a elaboração de projetos de vida, ambos comprometidos com um mundo mais justo.

4. Cuidado com a pessoa

Postura acolhedora expressa por meio do diálogo e da abertura ao outro, respeitando a dignidade de cada um, de modo que todos se responsabilizem mutuamente e aprendam uns com os outros.

 

5. Formação integral

Desenvolvimento das potencialidades da pessoa nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa, por meio de um currículo integrado e integrador.

6. Colaboração e sustentabilidade

Visão compartilhada, trabalho em rede e solidariedade no uso dos recursos, garantindo a viabilidade da missão.

7. Criatividade e inovação

A tradição jesuítica inspira abertura e ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade contemporânea.

Pedagogia Inaciana/PEC (Projeto Educativo Comum)

Pressupondo o aluno como centro do processo de aprendizagem, a Rede Jesuíta de Educação (RJE), que congrega as escolas jesuítas no país, aprovou em 2015 o Projeto Educativo Comum (PEC), que delineou ações e objetivos para a Educação Básica à luz da nova realidade em que vivemos.
O currículo oferece oportunidades para que o conhecimento seja constituído de diversas formas, individual e coletivamente, garantindo acompanhamento sistemático do aluno, do processo de ensino e de aprendizagem e dos modos de avaliação daquilo que se espera como resultado.
A Aprendizagem Integral está na identidade da educação católica: educar no modelo de vida de Jesus e no compromisso de transformar o mundo segundo os valores do Evangelho. Nas escolas da Companhia de Jesus, toda ação educativa converge para a formação da pessoa, enfatizando a necessidade de reconhecer as potencialidades do indivíduo e garantindo o desenvolvimento das dimensões afetiva, espiritual, ética, estética, cognitiva, comunicativa, corporal e sociopolítica.

PEC.pdf

Equipe

Pe. Adilson Silva, SJ

Diretor Geral

Rita Mury

Diretora Acadêmica

Marcelo Marçal

Diretor Administrativo

Silvia Henriques

Coordenadora Pedagógica do Noturno

Elizabeth Bastos

Coordenador do 9º ano do EFII e Ensino Médio

Armindiara Braga

Coordenadora do Ensino Fundamental II

Marta Souza Lima

Coordenadora do Ensino Fundamental I

Compromisso social

Seguindo as Preferências Apostólicas (diretrizes que orientam a atuação) da Companhia de Jesus, o Colégio Santo Inácio investe esforços e recursos em projetos de apoio aos mais necessitados, de cuidado com a Casa Comum, de educação e de evangelização.

Estrutura

O Colégio Santo Inácio investe continuamente para que seus alunos tenham sempre a melhor estrutura a fim de alcançar o desenvolvimento pleno de suas potencialidades.


Antigos Alunos

Uma vez inaciano, sempre inaciano