TEDx

As palestras TEDx se destinam à disseminação de ideias – segundo as palavras da própria organização, “ideias que merecem ser disseminadas”. As apresentações têm um tempo limitado e os vídeos são amplamente divulgados na internet, propagando as ideias e compartilhando as experiências ou os pensamentos dos jovens. Não trazem apenas grandes soluções, mas principalmente inspiração. Afinal, nem sempre uma boa ideia basta. É preciso, acima de tudo, mobilizar as pessoas para que ela se torne possível, para que ela alcance e penetre o coração e a mente das pessoas.

Na prática, trata-se de um ciclo de palestras e encontros sobre assuntos de diversos campos do conhecimento, em que os palestrantes podem expor suas ideias. O formato das apresentações do modelo TED é um grande sucesso internacional. Então, para conhecer mais, convidamos você a ler um pouco mais e assistir a alguns dos vídeos disponibilizados.

O acrônimo TED vem de Technology, Entertainment and Design e ele traz temas variados e diversificados dentro dessas áreas.

O grupo foi fundado em 1984, e a primeira conferência aconteceu em 1990. Influenciado pelo Vale do Silício, sua ênfase era tecnologia e design, mas, com o aumento da popularidade, os temas abordados passaram a ser mais amplos, abrangendo quase todos os aspectos de ciência e cultura.

No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou, em 2009, o programa chamado TEDx. O TEDx é um programa de eventos locais e organizados de forma independente, que reúnem pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. Com eventos espalhados pelo mundo, o TED conseguiu um alcance ainda maior de disseminação de boas ideias.

O TED tem uma missão muito clara: espalhar ideias. Trata-se de uma comunidade global destinada a disseminar uma compreensão mais aprofundada do mundo por meio do pensamento crítico.

As palestras provocam discussões sobre os mais variados temas, debatendo e criando conexões. São oportunidades ricas em ensinamentos, que levam a refletir sobre quem somos e o que queremos. Elas nos sugerem um modo de pensar que pode levar para uma vida mais reflexiva e plena de satisfação, cheia de novas possibilidades de se posicionar em um mundo cada vez mais complexo e difícil de entender.

Os temas são os mais variados possíveis: física, internet, motivação, insetos, leitura. Vale quase tudo, desde que a ideia seja bacana. Você não precisa ser um pesquisador renomado ou um empresário famoso: basta ter um discurso consistente.

Procure ter em mente que uma boa ideia não é apenas uma boa história ou alguns relatos. Uma boa ideia é aquela que pode oferecer uma conclusão mais abrangente e mais interessante sobre determinado assunto.

Antes de mais nada, é importante assistir a alguns vídeos de TED Talks, para se familiarizar com essa tendência e suas especificidades. Dessa forma, é possível entender o formato e o porquê de sua eficácia.

Para auxiliar no desenvolvimento de ideias, para que elas se tornem mais completas e atrativas, é indispensável fazer pesquisa, consultar fontes, conversar com outras pessoas e se perguntar se as suas dúvidas sobre aquele assunto estão sendo respondidas. Analise os seus exemplos e tenha uma boa base de dados: estatísticas, fotos, registros, até mesmo piadas contam. Ensaiar bastante antes da apresentação também é fundamental, para ajudar a identificar pontos a melhorar, manter-se dentro do limite de tempo e garantir que não vai esquecer nada.

Se o seu tema envolve números e dados estatísticos, os slides podem ajudar o seu público a entender sua ideia com maior clareza. Já se for baseado numa experiência pessoal, você pode fazer uma apresentação curta, três ou quatro slides para trazer um pouco de humor ou para frisar uma passagem importante.

Não coloque muito texto nos slides – isso dispersa a atenção e seu público está interessado na sua oratória e não em ler o que você acha legal. Imagens, gifs, infográficos, memes são bem-vindos. Lembrando que é fundamental referenciar imagens e textos – não incorra em plágio e infração aos direitos autorais. Esses cuidados são imprescindíveis para sua credibilidade e a de sua ideia.

Parece muita coisa, mas não se preocupe. Caso tenha interesse em participar, iremos auxiliá-lo em todas essas etapas!

Precisamos romper com os silêncios | Djamila Ribeiro | TEDx@SaoPaulo

Por que o voluntariado pode mudar o mundo | Sofia Calderano | TEDxYouth@PortoAlegre

Criatividade transforma | Paulo Fonseca | TEDxYouth@PortoAlegre

The Mindset of a Champion | Carson Byblow | TEDxYouth@AASSofia

O poder dos mini-hábitos | Joel Moraes | TEDxSantos

Ubuntu: eu sou porque nós somos | André François | TEDxSaoPaulo

Podem participar do TEDxYouth@SantoInacioRio alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio (Diurno), alunos da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional (Noturno) e colaboradores do CSI.

As inscrições serão de 11 de abril a 2 de maio, através de formulário disponível neste link https://forms.gle/oCaCeQD6Hi4SZSGs9.

Há maneiras diferentes de participar no TEDxYouth@SantoInacioRio.

i. Staff: produção do evento, incluindo o credenciamento do público, assistência de palco, solução de questões logísticas, entre outros.

ii. Imprensa: cobertura do evento e das palestras.

iii. Speaker: apresentação no formato TED

iv. Talentos: apresentação de talentos diversos, como música, arte, poesia, dentre outros.


Indique no formulário como você gostaria de participar!

Caso ainda tenha alguma dúvida, envie um e-mail para tedxyouth@santoinacio-rio.com.br.