Projetos Complementares - Escola de Atividades Artísticas

Projetos Complementares
Projetos Complementares

Confira a programação das modalidades por série, dias e horários.

Cerâmica

Projeto Cerâmica
Dias da Semana Horário Séries Atendidas
terças e quintas-feiras 10h10 às 11h50 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
terças e quintas-feiras 12h40 às 13h30 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
terças-feiras 08h20 às 10h 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
terças-feiras 16h45 às 18h25 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Flauta Doce

Projeto Flauta Doce
Dias da Semana Horário Séries Atendidas
segundas-feiras 18h40 às 19h30 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

Teclado

Projeto Teclado
Dias da Semana Horário Séries Atendidas
terças e quartas-feiras 11h às 11h50 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
quartas-feiras 12h40 às 13h30 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
segundas-feiras 18h40 às 19h30 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e Ensino Médio

Violão

Projeto Violão
Dias da Semana Horário Séries Atendidas
segundas e sextas-feiras 11h às 11h50 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
segundas e sextas-feiras 12h40 às 13h30 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
terças-feiras 17h40 às 18h30 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio
quintas-feiras 12h40 às 13h30 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
sextas-feiras 18h40 às 19h30 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
sextas-feiras 18h40 às 19h30 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Iniciação ao Jazz

Projeto Iniciação ao Jazz
Dias da Semana Horário Séries Atendidas
segundas e quartas-feiras 11h às 11h50 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
terças e quintas-feiras 17h50 às 18h40 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
terças e quintas-feiras 18h40 às 19h30 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
segundas e quartas-feiras 11h às 11h50 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
terças e quintas-feiras 17h50 às 18h40 2º e 3º anos do Ensino Fundamental
terças e quintas-feiras 12h40 às 13h30 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

Tecido Acrobático

Projeto Tecido Acrobático
Dias da Semana Horário Séries Atendidas
segundas e quartas-feiras 18h40 às 19h30 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
terças e quintas-feiras 12h40 às 13h30 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
segundas e quartas-feiras 12h40 às 13h30 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

O Passo

Projeto O Passo
Dias da Semana Horário Séries Atendidas
sextas-feiras 12h40 às 13h30 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

Prática de Montagem Teatral

Projeto Prática de Montagem Teatral
Dias da Semana Horário Séries Atendidas
segundas e quartas-feiras 18h40 às 19h30 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

Orientações para as aulas de música

Para se aprender um instrumento musical, além de uma boa orientação, com professores qualificados, é necessário praticar bastante. Para isso, é fundamental que o aluno tenha o instrumento em casa.

Durante o horário da aula, o aluno receberá instruções, e, entre uma aula e outra, precisa praticar o que foi pedido, para evoluir. Sem esta prática é impossível aprender e o estudante ficará frustrado, por pensar que não "leva jeito". Portanto, orientamos aos interessados, que tenham isso em mente, para que obtenham um notório aproveitamento do investimento realizado.

Violão e teclado: Temos na escola, não é necessário trazer.

Flauta: Por se tratar de um instrumento de sopro, por questão de higiene, cada aluno tem que trazer o seu. Além disso, solicitamos o uso do cordão para instrumento de sopro.

Orientações para as aulas de cerâmica

O processo de transformação do barro em cerâmica é longo e, de certa forma, mágico. Modelamos o barro (argila) e deixamos que as peças sequem bem para que possam ir para o forno. A primeira queima chama-se "queima de biscoito" e prepara as peças para o processo de "esmaltação".

Os "esmaltes" são, na verdade, vidrados: uma mistura de quartzo, sílica e outros minerais que criam uma camada de vidro sobre a peça. Depois de esmaltadas, as peças passam por uma segunda queima. Cada queima demora mais de 8 horas e ainda temos que esperar o forno esfriar. E as queimas acontecerão quando tivermos peças em quantidade suficiente para encher o forno. Portanto, nada de pressa! Leva tempo para que as peças fiquem prontas e possam ser levadas para casa!

Alunos e alunas aprenderão algumas técnicas básicas, desenvolverão os projetos propostos pela professora e poderão, também, desenvolver projetos pessoais. Sugerimos que os alunos e alunas pesquisem e busquem inspirações/referências em sites como o Pinterest, por exemplo.

É comum nos sujarmos durante as aulas ao manusearmos o barro (argila) e os esmaltes. Por isso, cada aluno deverá trazer seu próprio avental e um paninho de microfibra (ou toalha de mão) para secar/limpar as mãos.

Orientações para a Atividade de Tecido Acrobático

Para garantir conforto, segurança e liberdade de movimento durante as aulas de tecido acrobático, é importante que os(as) estudantes venham preparados com os itens abaixo:

  • Calça de malha – Utilizamos a calça de malha do próprio Colégio.
  • Colan com manga – Deve ser usado por baixo da blusa do uniforme, favorecendo os movimentos e protegendo a pele durante a prática.
  • Cabelo preso – Pode ser em coque, rabo de cavalo ou trança, sempre bem firme, para evitar que atrapalhe nos exercícios.

Esses cuidados são fundamentais para que a experiência na atividade seja mais segura, confortável e proveitosa.

Orientações para a Atividade de Jazz

Para que os alunos possam aproveitar ao máximo as aulas de Jazz, é importante que venham devidamente preparados com os itens abaixo:

  • Camisa do uniforme do Colégio – garante identificação e conforto durante a aula.
  • Bermuda de algodão (bermuda do uniforme) – proporciona liberdade de movimento, essencial para os exercícios e coreografias.
  • Cabelo preso em rabo de cavalo com elástico – evita que o cabelo atrapalhe a execução dos movimentos, contribuindo para segurança e concentração.
  • Sapato preto de Jazz – permite maior estabilidade e facilita a aprendizagem das técnicas da dança.

O uso correto desses itens favorece a postura, a segurança e o desenvolvimento das habilidades motoras, além de contribuir para o bom andamento das aulas.