Confira a programação das modalidades por série, dias e horários.
Cerâmica
| Dias da Semana | Horário | Séries Atendidas |
|---|---|---|
| terças e quintas-feiras | 10h10 às 11h50 | 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental |
| terças e quintas-feiras | 12h40 às 13h30 | 4º e 5º anos do Ensino Fundamental |
| terças-feiras | 08h20 às 10h | 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental |
| terças-feiras | 16h45 às 18h25 | 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio |
Flauta Doce
| Dias da Semana | Horário | Séries Atendidas |
|---|---|---|
| segundas-feiras | 18h40 às 19h30 | 2º e 3º anos do Ensino Fundamental |
Teclado
| Dias da Semana | Horário | Séries Atendidas |
|---|---|---|
| terças e quartas-feiras | 11h às 11h50 | 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental |
| quartas-feiras | 12h40 às 13h30 | 4º e 5º anos do Ensino Fundamental |
| segundas-feiras | 18h40 às 19h30 | 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e Ensino Médio |
Violão
| Dias da Semana | Horário | Séries Atendidas |
|---|---|---|
| segundas e sextas-feiras | 11h às 11h50 | 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental |
| segundas e sextas-feiras | 12h40 às 13h30 | 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio |
| terças-feiras | 17h40 às 18h30 | 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio |
| quintas-feiras | 12h40 às 13h30 | 4º e 5º anos do Ensino Fundamental |
| sextas-feiras | 18h40 às 19h30 | 2º e 3º anos do Ensino Fundamental |
| sextas-feiras | 18h40 às 19h30 | 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio |
Iniciação ao Jazz
| Dias da Semana | Horário | Séries Atendidas |
|---|---|---|
| segundas e quartas-feiras | 11h às 11h50 | 6º e 7º anos do Ensino Fundamental |
| terças e quintas-feiras | 17h50 às 18h40 | 4º e 5º anos do Ensino Fundamental |
| terças e quintas-feiras | 18h40 às 19h30 | 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio |
| segundas e quartas-feiras | 11h às 11h50 | 6º e 7º anos do Ensino Fundamental |
| terças e quintas-feiras | 17h50 às 18h40 | 2º e 3º anos do Ensino Fundamental |
| terças e quintas-feiras | 12h40 às 13h30 | 4º e 5º anos do Ensino Fundamental |
Tecido Acrobático
| Dias da Semana | Horário | Séries Atendidas |
|---|---|---|
| segundas e quartas-feiras | 18h40 às 19h30 | 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental |
| terças e quintas-feiras | 12h40 às 13h30 | 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio |
| segundas e quartas-feiras | 12h40 às 13h30 | 4º e 5º anos do Ensino Fundamental |
O Passo
| Dias da Semana | Horário | Séries Atendidas |
|---|---|---|
| sextas-feiras | 12h40 às 13h30 | 4º e 5º anos do Ensino Fundamental |
Prática de Montagem Teatral
| Dias da Semana | Horário | Séries Atendidas |
|---|---|---|
| segundas e quartas-feiras | 18h40 às 19h30 | 2º e 3º anos do Ensino Fundamental |
Orientações para as aulas de música
Para se aprender um instrumento musical, além de uma boa orientação, com professores qualificados, é necessário praticar bastante. Para isso, é fundamental que o aluno tenha o instrumento em casa.
Durante o horário da aula, o aluno receberá instruções, e, entre uma aula e outra, precisa praticar o que foi pedido, para evoluir. Sem esta prática é impossível aprender e o estudante ficará frustrado, por pensar que não "leva jeito". Portanto, orientamos aos interessados, que tenham isso em mente, para que obtenham um notório aproveitamento do investimento realizado.
Violão e teclado: Temos na escola, não é necessário trazer.
Flauta: Por se tratar de um instrumento de sopro, por questão de higiene, cada aluno tem que trazer o seu. Além disso, solicitamos o uso do cordão para instrumento de sopro.
Orientações para as aulas de cerâmica
O processo de transformação do barro em cerâmica é longo e, de certa forma, mágico. Modelamos o barro (argila) e deixamos que as peças sequem bem para que possam ir para o forno. A primeira queima chama-se "queima de biscoito" e prepara as peças para o processo de "esmaltação".
Os "esmaltes" são, na verdade, vidrados: uma mistura de quartzo, sílica e outros minerais que criam uma camada de vidro sobre a peça. Depois de esmaltadas, as peças passam por uma segunda queima. Cada queima demora mais de 8 horas e ainda temos que esperar o forno esfriar. E as queimas acontecerão quando tivermos peças em quantidade suficiente para encher o forno. Portanto, nada de pressa! Leva tempo para que as peças fiquem prontas e possam ser levadas para casa!
Alunos e alunas aprenderão algumas técnicas básicas, desenvolverão os projetos propostos pela professora e poderão, também, desenvolver projetos pessoais. Sugerimos que os alunos e alunas pesquisem e busquem inspirações/referências em sites como o Pinterest, por exemplo.
É comum nos sujarmos durante as aulas ao manusearmos o barro (argila) e os esmaltes. Por isso, cada aluno deverá trazer seu próprio avental e um paninho de microfibra (ou toalha de mão) para secar/limpar as mãos.
Orientações para a Atividade de Tecido Acrobático
Para garantir conforto, segurança e liberdade de movimento durante as aulas de tecido acrobático, é importante que os(as) estudantes venham preparados com os itens abaixo:
- Calça de malha – Utilizamos a calça de malha do próprio Colégio.
- Colan com manga – Deve ser usado por baixo da blusa do uniforme, favorecendo os movimentos e protegendo a pele durante a prática.
- Cabelo preso – Pode ser em coque, rabo de cavalo ou trança, sempre bem firme, para evitar que atrapalhe nos exercícios.
Esses cuidados são fundamentais para que a experiência na atividade seja mais segura, confortável e proveitosa.
Orientações para a Atividade de Jazz
Para que os alunos possam aproveitar ao máximo as aulas de Jazz, é importante que venham devidamente preparados com os itens abaixo:
- Camisa do uniforme do Colégio – garante identificação e conforto durante a aula.
- Bermuda de algodão (bermuda do uniforme) – proporciona liberdade de movimento, essencial para os exercícios e coreografias.
- Cabelo preso em rabo de cavalo com elástico – evita que o cabelo atrapalhe a execução dos movimentos, contribuindo para segurança e concentração.
- Sapato preto de Jazz – permite maior estabilidade e facilita a aprendizagem das técnicas da dança.
O uso correto desses itens favorece a postura, a segurança e o desenvolvimento das habilidades motoras, além de contribuir para o bom andamento das aulas.