Notícia - Cidadania Digital | formação integral em um universo hiperconectado

Foto

01/09/2025

Em um mundo onde os jovens estão cada vez conectados e estimulados e a viver em um universo digital, é muito importante que o tema seja considerado na formação integral dos nossos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza o desenvolvimento, nos estudantes, do uso crítico, ético e responsável das tecnologias e da internet. A Formação de crianças e adolescentes para a vida digital os auxilia a proteger os seus próprios dados e as informações de outros, além de ajudá-los a identificar e combater a desinformação e o cyberbullying.  

 

Empenhado em ofertar orientações e ferramentas para melhorar a segurança e o uso responsável das redes, o CSI realiza e desenvolve diversas dinâmicas com os alunos desde o Ensino Fundamental 1 até o Ensino Médio.  “A ideia é que os nossos inacianos possam experimentar e trabalhar de forma prática os diversos aspectos e conceitos da Cidadania Digital, como funcionamento da internet, alfabetização digital, clickbait, fake news, exclusão digital, bem-estar digital e proteção dos dispositivos digitais”, explica a professora Carmen Granja, coordenadora do setor de Tecnologia Educacional (TE), cuja equipe é formada por pedagogos especializados em recursos digitais aplicados à Educação. 

 

Um exemplo é a atividade gamificada conduzida pela equipe de Tecnologia Educacional com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, em que eles responderam a perguntas sobre o que é e o que não é seguro ser compartilhado na internet ou em redes sociais – como o nome da sua escola, fotos que revelem o local de moradia etc. De forma lúdica, os pequenos aprenderam também a elaborar uma senha forte.  

 

Os alunos do Ensino Médio contam, na 2ª série, com a disciplina “Mundo Digital e futuros profissionais”. Nas aulas, os estudantes se debruçam sobre temas como a transformação da indústria audiovisual, o debate público mundial a respeito da geração de imagens realistas utilizando IA, a crescente vulnerabilidade na segurança de dados pessoais e institucionais e a integração de robôs moldando novas dinâmicas produtivas e oportunidades de trabalho.   

 

Para as famílias, foi pensado um espaço exclusivo no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), com conteúdos atualizados periodicamente. São orientações sobre o uso seguro das redes sociais, jogos online e dicas de plataformas digitais para ajudar pais e responsáveis na tarefa de auxiliar os filhos na caminhada digital. A curadoria do material é feita pela equipe de TE e parte do material, inclusive, é criado pelos próprios educadores do setor a partir das necessidades da comunidade educativa inaciana. Entre os conteúdos que despertam grande interesse estão as dicas de controle parental para uso de celulares e de aplicativos de streaming, além de aplicativos de monitoramento, como o Google Family Link e Kaspersky Safe Kids.