21/07/2025
Entre os dias 16 e 20 de julho, a Rede Jesuíta de Educação promoveu o I Encontro de Monitores do Encontro de Formação Integral (EFI), reunindo mais de 30 antigos alunos de diversas regiões do Brasil, de Teresina a Porto Alegre, em uma experiência marcada pelo reencontro, pela espiritualidade inaciana e pela partilha de trajetórias pessoais e profissionais.
A iniciativa teve início no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), onde os participantes vivenciaram momentos de formação voltados à espiritualidade inaciana, liderança e projeto de vida. Após dois dias de atividades no colégio, o grupo seguiu para Corrêas, em Petrópolis (RJ), para dar continuidade à programação em um ambiente de convivência, reflexão e aprofundamento.
O encontro buscou fortalecer vínculos entre os antigos alunos e estimular a criação de um projeto nacional de articulação da Rede Jesuíta de Educação, conforme destacou o diretor administrativo do CSI, Pedro Risaffi. Assista a fala completa, clicando aqui.
No segundo dia, Pe. Laércio Lima, SJ, secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuítas do Brasil, conduziu um momento de espiritualidade e introdução aos Exercícios Espirituais, lembrando aos jovens que seguem sua caminhada na universidade ou no mercado de trabalho a importância de cultivar a vida espiritual como caminho de discernimento e de encontro com Jesus.
Entre os testemunhos, destacou-se a fala de Thamires Santos, antiga aluna do Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA) e hoje advogada, que recordou como o lema inaciano “em tudo amar e servir” continua iluminando suas escolhas pessoais e profissionais. Já Pedro Montenegro, antigo aluno do Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro) e hoje psicólogo, compartilhou sua experiência: “É uma experiência realmente transformadora, que deixa impactos e rastros. Nesse encontro de monitores, resgatamos o sentimento de estar em um lugar já conhecido, e ao mesmo tempo, com muitas mudanças e novidades que vieram desses anos que se passaram.” Ele destacou ainda que a vivência como monitor do EFI inspirou sua decisão de seguir a carreira na área da psicologia.
O I Encontro de Monitores do EFI evidenciou a força da rede de antigos alunos da Companhia de Jesus no Brasil e reafirmou o compromisso de manter viva a espiritualidade inaciana como fonte de inspiração para decisões com sentido e propósito, em diferentes etapas da vida.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.