Notícia - Colégio Santo Inácio promove formação em Comunicação Não-Violenta para colaboradores

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05/06/2025

Como parte das ações integradas à Cultura do Cuidado, o Colégio Santo Inácio deu início a uma formação voltada a todos os seus colaboradores, com foco no fortalecimento da escuta ativa, do respeito mútuo e do cuidado nas relações interpessoais. 

 

O curso “Comunicação Não-Violenta no contexto escolar” é fruto de uma parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e tem como objetivo oferecer subsídios que contribuam para a construção de um ambiente cada vez mais empático, acolhedor e dialógico no cotidiano escolar. 

 

Criada pelo psicólogo Marshall Rosenberg, essa abordagem ajuda a lidar com conflitos de maneira mais humana e construtiva. A Comunicação Não-Violenta, também conhecida como CNV, nos convida a falar e escutar com o coração aberto, prestando atenção no que sentimos e no que o outro sente. Em vez de acusar, julgar ou reagir com raiva, aprendemos a expressar nossas necessidades de forma clara e respeitosa. 

 

Na capacitação, os participantes são apresentados aos 4 pilares da CNV:  

  1. Observar sem julgar;  

  1. Reconhecer os sentimentos; 

  1. Compreender as necessidades; 

  1. Fazer pedidos claros. 

 

Mais do que uma técnica, a CNV é um convite para construir uma convivência mais compassiva e consciente. Ao praticá-la, damos um passo em direção a uma sociedade mais justa e empática, onde o diálogo se torna uma ponte — e não uma barreira — entre as pessoas. 

 

Através do curso de Comunicação Não-Violenta, os educadores docentes e não docentes podem não apenas desenvolver pessoalmente a habilidade de comunicação empática, mas também identificar como podem ajudar os estudantes na construção do diálogo respeitoso, — prática profundamente alinhada à missão da Companhia de Jesus e à proposta pedagógica inaciana. 

 

A iniciativa reafirma o compromisso do Colégio Santo Inácio com a formação contínua de seus colaboradores, reconhecendo que o cuidado com quem educa é essencial para a construção de uma escola verdadeiramente humanizadora e transformadora.