Notícia - CSI utiliza o teatro como importante ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem dos estudantes

Foto

06/06/2024

No Colégio Santo Inácio, o teatro é um importante aliado no processo de desenvolvimento dos estudantes, proporcionando experiências que colaboram para a sua formação integral em vários aspectos. 

 

Com foco no vestibular, o livro ‘As mentiras que os homens contam’, de Luiz Fernando Veríssimo, foi adaptado para o palco, auxiliando os estudantes da 3ª série do Ensino Médio a consolidarem conhecimentos a respeito das histórias. A obra foi selecionada para o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ, que acontece no próximo domingo (09/06). 

 

No 1º ano do Ensino Fundamental, os estudantes foram envolvidos de forma lúdica e divertida na encenação de ‘Pedro e o Lobo’, de Sergei Prokofiev. Os pequenos participaram ativamente da história e vibraram bastante ao ajudar o protagonista a salvar seus amigos das garras do lobo. A atividade fez parte do lançamento da segunda unidade de alfabetização e permitiu ampliar a imersão das crianças no mundo da leitura e da escrita. 

 

A promoção de apresentações teatrais também contribui para a formação de público, construindo hábitos e atitudes de plateia, que vão desde os sinais que fazem parte de um espetáculo até a compreensão dos personagens da peça. 

 

Outro aspecto importante que é trabalhado é o encantamento pela literatura e o seu vasto universo de histórias, estilos, gêneros e temas. Os estudantes também têm a oportunidade de aprimorar a percepção da linguagem cênica, experimentada nas aulas de teatro. 

 

Após as apresentações, as equipes promovem um bate-papo dos alunos com os atores. O debate é uma oportunidade para enriquecer os conhecimentos sobre os personagens e a narrativa. 

 

Além da 3ª série EM e do 1º ano EF, outras séries já tiveram a oportunidade de assistir espetáculos durante as aulas neste ano. No 2º ano EF e 3º ano EF, os alunos viram, respectivamente, as peças ‘Atrás da Porta’, de Ruth Rocha, e ‘João Esperto leva o presente certo’, de Cadence Fleming.  

 

Já o 4º ano EF acompanhou a adaptação de ‘Diário de Pilar na Amazônia’, de Flávia Lins e Silva, enquanto o 5º ano EF assistiu ‘O fantástico mistério de Feiurinha’, de Pedro Bandeira.