15/05/2024
Toda semana, os alunos do 9º do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio que participam do voluntariado visitam as instituições parceiras do Colégio Santo Inácio. Essas atividades possibilitam a importante aprendizagem de competências sociais que fazem parte do processo de formação integral dos inacianos.
No Chalé da Vovó e na Solar Marina de Mattos Lopes, duas casas de longa permanência para idosos (ILPI) coordenadas pela instituição Anjos da Terceira Idade, o trabalho voluntário tem como objetivo promover a convivência intergeracional entre adolescentes e pessoas idosas.
Entre as atividades, os estudantes auxiliam os idosos em tarefas simples, desde atividades do dia a dia, oficinas de pintura, jogos e celebrações religiosas. Ações como essas permitem o desenvolvimento de relações de acolhimento, respeito às diversidades e empatia.
“Essa experiência de dar atenção para aqueles que precisam, muitas vezes, de apenas alguém que esteja interessado em ouvir o que esses idosos têm para falar, contar e aconselhar é uma iniciativa muito empática e que todos deveriam se juntar”, relata Pietra Hanones, aluna do 9EF. “Essa vivência me fez um bem imenso. Pude demonstrar um olhar para aquelas pessoas, levar alegria e amor para eles, adicionar conhecimentos e novas experiências para a minha vida e aprender com o que eles têm a me dizer.”
Em um exercício à luz da espiritualidade inaciana, no fim de cada atividade voluntária, os alunos registram, em seus diários de bordo, os sentimentos que tiveram com as experiências vividas.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.