Notícia - Orientações gerais para a Feira de Humanidades 2023

Foto

06/10/2023

Neste sábado, dia 7 de outubro, acontecerá a Feira de Humanidades 2023.O evento será realizado nas dependências do CSI, das 10h às 15h.

 

Todas as famílias são convidadas a participar e prestigiar os projetos dos estudantes, bem com as apresentações artísticas e culturais que ocorrerão ao longo do dia. Os trabalhos foram elaborados por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. 

 

Confira algumas orientações para que a Feira de Humanidades transcorra com tranquilidade e alegria:

 

Data e horário para o público

07/10, das 10h às 15h.

 

Convites

  • Todos os alunos receberão quatro convites (pulseiras). Os estudantes (expositores ou não) que estiverem com uniforme não precisarão de convite para acessar o colégio. No caso dos convidados, é obrigatória a apresentação das pulseiras na entrada da escola.
  • Crianças de até 5 anos completos não precisam de pulseiras.

 

Acesso

A entrada e a saída se darão exclusivamente pela Rua São Clemente, 226. 

 

Estacionamento

Não haverá estacionamento no colégio para visitantes.

 

Alunos expositores/monitores

  • A equipe pedagógica está dando suporte aos alunos que vão expor seus trabalhos na Feira e àqueles que atuarão como monitores durante o evento. Eles serão devidamente orientados sobre horário de chegada e demais informações pertinentes à mostra antes de sábado.
  • Em relação à alimentação, os estudantes poderão trazer lanche de casa. A cantina, administrada pela Sodexo, também estará funcionando durante a Feira. 
  • Todos os alunos que vão apresentar projetos na Feira deverão estar de uniforme.

 

Estandes

Os visitantes poderão acessar, logo na entrada, um mapa, através de um QR Code, com a distribuição dos projetos de cada grupo pelos espaços do Colégio. Basta estar conectado à internet e apontar a câmera do celular para o código.

 

Programação

A Feira de Humanidades 2023 terá uma intensa programação com atividades artísticas, históricas e culturais nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Arte.

 

Neste ano, os trabalhos terão como tema “Casa: reflexões e provocações”, abordando os seguintes eixos temáticos: Memória, identidade e formação; Presença dos Jesuítas no Brasil; 120 anos do Colégio Santo Inácio; e Casa comum - Cidadania global.

 

Além dos estandes com os projetos dos grupos formados por alunos do 5EF à 3EM, teremos apresentações teatrais e musicais de nossos inacianos ao longo de todo o dia. À tarde, acontecerá a grande final do 1º Festival Inaciano da Canção, com uma acirrada disputa entre os alunos Giulia Coletta, Antônio Tomich e Felipe Lamy. Clique aqui e saiba sobre a competição e como foi a escolha dos três finalistas.

 

Após a audição dos estudantes no dia da Feira, será aberta uma votação on-line para o público presente. O vencedor terá a canção gravada em um estúdio profissional, com direito a lançamento em plataformas de streaming.

 

A programação também estará disponível no QR Code exposto na entrada da feira.

 

Restrições

  • É proibido ingressar alcoolizado ou consumir bebidas alcoólicas no espaço do Colégio.
  • É proibido fumar nas dependências do Colégio, mesmo em áreas abertas. 
  • É proibida a entrada de garrafas (cheias ou vazias). Aqueles que quiserem poderão trazer copos reutilizáveis sem tampa. Não haverá venda de copos reutilizáveis. 
  • O uso de fogos de artifícios ou qualquer tipo de bombas é proibido.
  • É proibida a entrada de bicicletas, patins ou skates.
  • É proibida a entrada de animais.

 

A Feira de Humanidades representa um espaço dedicado à construção do conhecimento, que desempenha um papel de destaque na promoção de uma educação integral para os alunos do CSI, proporcionando oportunidades para estabelecer conexões interdisciplinares, desenvolver habilidades sociais e emocionais e envolver ativamente corpo docente e discente. 

 

​Através do exercício do protagonismo, os estudantes têm a oportunidade de pesquisar, refletir, criar, sensibilizar-se e experimentar as sensações decorrentes das propostas dos eixos temáticos. Esse enfoque multidisciplinar ressignifica as experiências de aprendizado em sala de aula, capacitando os estudantes a se tornarem indivíduos mais autônomos, criativos e engajados em sua própria formação.