Notícia - DIURNO - informações sobre suspensão das aulas

Foto

17/03/2020

Caros responsáveis por alunos do Diurno,

Conforme informamos na última sexta-feira, atendendo a decreto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, as aulas no Colégio Santo Inácio foram suspensas por 15 dias. Nesta segunda-feira, dia 16, nossas equipes se reuniram para estudar os impactos no calendário escolar e buscar formas de reduzir os efeitos dessa suspensão na vida acadêmica dos nossos alunos. Confiantes de que a transparência e a parceria são as melhores ferramentas em períodos de anormalidade como o que enfrentamos, encaminhamos abaixo algumas informações.

Recesso escolar

Em função do número de dias sem aulas devido à suspensão, e para atender ao número legal de dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), serão cancelados alguns recessos escolares do primeiro semestre. Em abril, não haverá os recessos dos dias 20 e 22. Também será suprimido o recesso de julho, a depender das próximas decisões governamentais. Nessas datas, será feita a reposição dos dias sem aulas. Medidas adicionais, como eventuais recessos no segundo semestre, estão sendo avaliadas e serão oportunamente divulgadas.

Alteração no calendário

As equipes pedagógicas estão trabalhando na reorganização do calendário pedagógico. Uma nova versão desse documento será divulgada futuramente, mas adiantamos que não haverá provas ou outras avaliações na primeira semana de retorno às aulas, período em que os educadores vão priorizar a revisão de matérias e a apresentação de novos conteúdos.

Moodle

Para ajudar os alunos a manter o ritmo de estudo, os educadores de todas as séries vão postar no Moodle conteúdos especiais nessas semanas sem aulas. Haverá materiais para todas as séries, do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, respeitando as especificidades de cada faixa etária e de cada segmento. Para os pequenos, haverá sugestões de atividades lúdico-pedagógicas que os pais poderão realizar junto aos filhos, inclusive de psicomotricidade. Para os maiores, estarão disponíveis exercícios, sugestões de leitura, vídeos, desafios, entre outros. Para a 3ª série do Ensino Médio, serão ofertadas provas de edições anteriores de vestibulares. O simulado que seria realizado no dia 19 poderá ser feito através do Moodle. Serão enviadas informações posteriores.

Para regularizar o acesso à ferramenta, foram “resetadas” todas as senhas dos responsáveis dos alunos do Ensino Fundamental 1 e dos próprios estudantes desse segmento.

O acesso pode ser feito pelo link  http://www.bdp.redejesuitadeeducacao.com.br/bdp2017/login.php?var1=csirj , usando o mesmo usuário do Portal do Aluno. A senha provisória para todos os responsáveis e alunos desse segmento é 123456. Ao entrar, a pessoa deve cadastrar uma nova senha. Em nosso site, há um tutorial ensinando como fazer o acesso e a mudança de senha. Aqueles que tiverem dúvidas sobre o uso do Moodle ou não lembrarem qual o usuário de acesso podem contatar a equipe da Informática Educativa pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">moodle@santoinacio-rio.com.br.

Não houve alteração nas senhas de alunos e responsáveis dos Ensinos Fundamental 2 e Médio.

CSI fechado

Zelando pelo bem-estar e segurança dos nossos colaboradores, o Colégio não vai funcionar até o dia 29 de março. Boa parte dos nossos funcionários trabalhará em home office e apenas atividades essenciais serão mantidas presencialmente. Não haverá atendimento ao público na Secretaria e nem na Tesouraria. Demandas urgentes deverão ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">comunicacao@santoinacio-rio.com.br. Assim que recebidas, as mensagens serão redirecionadas para as equipes competentes.

Saídas de Campo

Tendo em vista a suspensão das aulas, as inscrições para os trabalhos de campo dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental também estarão suspensas até o retorno das aulas, quando avaliaremos a possibilidade de remarcação.

Sintomas

Reforçamos a necessidade de que, em caso de sintomas como febre, tosse, coriza, cansaço e dificuldade para respirar, o aluno busque atendimento médico imediatamente. Pedimos que a família informe à escola sobre suspeitas e eventuais confirmações da doença.

Novos comunicados

Ao longo deste período, poderemos enviar novos comunicados. Por isso, fique atento ao seu e-mail, ao site do CSI e às nossas redes sociais.

Lembramos que este é um momento em que todos devemos colaborar para reduzir a disseminação do coronavírus. A suspensão das aulas foi uma medida drástica adotada pelas autoridades para reduzir a circulação de pessoas nas ruas e o contato entre elas. Por isso, permaneça em casa o máximo de tempo possível, saindo apenas para atividades indispensáveis. Cuide de você e dos outros!

Que Deus nos proteja e ilumine nesse momento tão delicado que atravessamos.

Direção Geral