Notícia - Encontro de Lideranças: gestores aprofundam temas relativos à proteção de crianças e adolescentes

Foto

29/05/2023

29/05/2023

 

A recém-lançada Política de Proteção a Crianças e Adolescentes do CSI foi o foco do 1º Encontro de Lideranças de 2023, realizado no último sábado, cujo tema foi “A escola como lugar de cuidado e proteção”. O encontro reuniu mais de 90 gestores das áreas pedagógica e administrativa, tanto do Diurno quanto do Noturno. 


A reunião contou com uma apresentação da psicóloga escolar do CSI, Andreia Salomão, sobre os tipos de violência dos quais crianças e adolescentes podem ser vítimas, os direitos das crianças e dos adolescentes à luz da legislação brasileira, o conceito de proteção integral, como funciona o Sistema de Garantia de Direitos e como todos – sociedade, escola, família e governo – somos corresponsáveis pela integridade deste público. A educadora também detalhou as estruturas e os mecanismos de proteção e prevenção de violência próprios do Colégio Santo Inácio e os recursos para apoio e suporte psicológico aos alunos.


Destacando o comprometimento da escola e de cada um dos profissionais do CSI com o Sistema de Garantia de Direitos, a psicóloga reforçou que a prioridade, em todas as ações e atitudes pessoais e institucionais, deve ser sempre o bem-estar e a segurança dos estudantes. Andreia Salomão indicou ainda os sinais aos quais todos os educadores devem estar atentos e que podem indicar diversas espécies de violência sofridas por crianças e adolescentes dentro e fora do ambiente escolar. A palestra também abordou como cada educador deve proceder caso haja suspeita ou confirmação de violência contra um aluno ou de violação dos seus direitos.


Foram detalhados os protocolos e os fluxos de atendimento e tratamento de casos sensíveis, com destaque para a escuta especializada de estudantes, além daqueles relativos à apuração interna de relatos de comportamentos impróprios por parte de colaboradores ou terceirizados. Também foram demonstrados os mecanismos de encaminhamento de casos às autoridades competentes, entre elas Conselho Tutelar, nas circunstâncias previstas pela legislação, sejam eles concernentes a funcionários ou envolvendo somente alunos. 


Também foram demonstrados os mecanismos de encaminhamento de casos às autoridades competentes, entre elas Conselho Tutelar e/ou delegacias de polícia, nas circunstâncias previstas pela legislação


O diretor-geral do CSI, Pe. Adilson Silva, trouxe aos gestores uma reflexão teológica sobre a espiritualidade do cuidado e como ela está alinhada com a proteção integral de crianças e adolescentes.


O Encontro de Lideranças acontece duas vezes por ano, reunindo os gestores para debater e aprofundar temas relevantes para a identidade e a operação do colégio.