Notícia - Desenho de aluna do CSI ilustra a capa do livro do 6º Concurso de Redação e Arte da RJE

Foto

19/04/2023

18/04/2023

 

Um desenho produzido pela inaciana Laura Rodrigues Zerbone Lima, estudante do 8EF, ilustrou a capa do livro do 6º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), lançado nesta terça-feira (18/04). 

 

A publicação reúne os trabalhos que tiveram as melhores avaliações dos mais de 3.900 estudantes e educadores das unidades educativas da RJE que votaram nas produções, divididas nas categorias de desenho, produção literária e fotografia. Em 2022, o projeto teve como inspiração o tema da Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e Educação”, sob o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr. 31, 26).

 

Além da Laura, outros cinco estudantes do CSI tiveram seus trabalhos premiados no concurso. Confira a lista completa:

 

7° ano - Produções Artísticas (8ª ano em 2023)

Laura Rodrigues Zerbone Lima

Clara Rebouças Quintella

 

8° ano - Produção Textual (9ª ano em 2023)

Catarina Paternot Assuf Albuquerque

Isabela Pinaud Gonçalves

 

9° ano - Fotografia (1ª série do EM em 2023)

Ana Clara Silva Moreira Lima

Carina Rezende Bisol

 

O Concurso de Redação e Arte, criado em 2016, escolhe os melhores trabalhos criados pelos estudantes das séries para compor uma coletânea publicada pelas Edições Loyola sempre no ano seguinte à realização da competição. As duas primeiras edições estiveram centradas no 7EF – que representava as produções artísticas – e 8EF – com produções textuais. A partir de 2018, passou a contemplar também as turmas do 9º – que concorrem com fotografias.

 

A iniciativa foi um chamado para o trabalho em rede e para a valorização das habilidades e talentos dos estudantes. Muito mais que uma competição, o concurso é um exercício de aprendizagem integral, pois a cada ano um novo tema é levantado para nortear as produções dos jovens. 

 

Por meio de cada temática, o aluno é convidado à criticidade e à reflexão, expressando artisticamente o seu ponto de vista frente às questões. O projeto é uma oportunidade para a ressignificação de posturas e olhares, tendo sempre no horizonte os valores da fé cristã e da justiça socioambiental.