17/03/2023
17/06/2023
Durante as férias escolares, o Colégio Santo Inácio (CSI) realizou uma série de intervenções em suas instalações, a fim de oferecer um espaço cada vez melhor para a aprendizagem e formação integral dos estudantes.
O auditório Antônio Vieira foi totalmente reformado e modernizado. Além da renovação de mobiliários, carpete e revestimento, o espaço recebeu a instalação de um novo sistema de ar-condicionado e de iluminação.
Agora, 100% das salas de aula contam com projetores interativos. Parte delas já tinha recebido os equipamentos no ano passado e, no recesso, foi finalizada a instalação em todos os espaços. As salas de aula também ganharam novos computadores, mais modernos e rápidos, a serem usados pelos professores como apoio na condução das atividades letivas.
Além disso, foram instaladas persianas com filtro solar em todas as salas do Prédio do Sino. O novo modelo bloqueia a luz direta mantendo a luminosidade no ambiente. Ainda no prédio histórico, houve a recuperação do piso hidráulico que tanto caracteriza esse edifício e que faz parte da memória afetiva de dezenas de gerações de inacianos. Os banheiros do prédio também foram integralmente reformados nesse período.
Outra novidade é que foi criado o Núcleo de Interações Musicais (NIM), um ambiente com isolamento acústico, equipamentos de som e instrumentos. Já a Biblioteca Central agora conta com novas salas de projeto para atender diversas atividades pedagógicas.
No prédio do Ensino Fundamental 1, foi construída uma nova capela, pensada especialmente para os estudantes, e a biblioteca passou por uma reforma completa. A sala de música local ganhou revestimento acústico e novas salas de aula foram criadas no espaço do antigo terraço.
A área de esportes também foi beneficiada, com a reforma da pista de corrida, a troca do piso da pista de salto, a pintura da quadra térrea do Centro Esportivo Santo Inácio (CESI) e a recuperação estrutural e reforma da piscina.
Os alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio contam agora com um restaurante, no qual podem fazer as refeições nos dias em que têm aulas no contraturno.
Houve intervenção e melhorias no sistema de ar-condicionado do colégio, a fim de proporcionar mais conforto à comunidade educativa.
Para aumentar a segurança dos alunos e dos colaboradores, foi feito o fechamento do estacionamento com grades de proteção, evitando que pedestres circulem livremente pela área dos carros, e foi implementado ainda um novo sistema de monitoramento por câmeras e alarmes.
Tendo em vista o propósito de colaborar com a sustentabilidade e o cuidado com a Casa Comum, a 4ª Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus, todos os mobiliários e equipamentos antigos foram doados para o CEPAC (Centro Educativo Padre Agostinho Castejón), para duas escolas da rede pública (Escola Municipal Joaquim Nabuco e Escola Municipal Almirante Barroso), para a ASIA (Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas) e para o Centro Cultural Vovó Carlotinha (Estácio).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.