Notícia - CSI: Ensinar para a vida | Nosso modo de educar

Foto

16/03/2023

16/03/2023

 

Há 120 anos, o Colégio Santo Inácio se dedica à missão educativa. Atento às questões do mundo, visa preparar os alunos para se tornarem agentes de mudança a serviço do bem comum. O CSI quer guiar crianças, jovens e adultos, mostrando a eles sua capacidade de transformação de si mesmos e do mundo que os cerca, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos. Nossa visão é ser um centro inovador de educação integral que educa para a cidadania global. Para além da proposta pedagógica, o Colégio Santo Inácio investe em projetos de apoio aos mais vulneráveis.  

 

Nossa proposta de ensino e nosso modo de proceder refletem a identidade e os fundamentos da Companhia de Jesus, da qual nos orgulhamos de fazer parte! 

 

Confira algumas das marcas do nosso modo de educar!


 

1. Oferece formação integral

A educação jesuíta se preocupa em ajudar no desenvolvimento de todos os talentos dados por Deus a cada aluno. Ela dá importância aos aspectos intelectual, tecnológico, afetivo, comunicativo e físico, para que se tornem cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.

 

2. Tem Cristo como modelo

Cristo é o modelo de vida para os que fazem parte da comunidade educativa da Companhia de Jesus. Seus valores e modo de proceder são compartilhados e promovidos nas atividades escolares, testemunhando o amor e o perdão de Deus, e a entrega a serviço do próximo.

 

3. É instrumento apostólico

A educação jesuíta busca preparar os alunos para a vida (que também é uma preparação para a vida eterna). Assim, a formação do indivíduo se volta para a maneira pela qual os alunos aproveitarão sua formação dentro da sociedade, no serviço aos outros e a Deus.

 

4. É orientada para os valores

A educação da Companhia busca unir conhecimento e desenvolvimento pessoal com o objetivo de formar caráter, vontade e responsabilidade em seus alunos. Para isso, leva em consideração a autodisciplina e o confronto com pontos de vista opostos.

 

5. Busca excelência na formação

Na educação da Companhia, o critério de excelência é aplicado a todas as áreas da vida escolar, buscando o maior desenvolvimento possível em todas as dimensões da aprendizagem e da formação, especialmente em seus valores e compromisso com o serviço aos outros.

 

6. Forma homens e mulheres para os outros

A educação da Companhia de Jesus acentua os valores comunitários - como igualdade de oportunidades e justiça social - e ajuda os alunos a perceberem que os talentos são dons a serem desenvolvidos para o bem da comunidade humana.

 

7. Incentiva compromisso de ação

O amor se manifesta em uma vida ativa de serviço. Por isso, a educação jesuíta — em etapas que levam em conta os estágios do crescimento — ajuda a formação de homens e mulheres dispostos a pôr em prática suas convicções e atitudes em suas próprias vidas.

 

8. Promove a Justiça

A educação para a justiça, que incentiva a dignidade humana em todas as suas dimensões, é promovida a partir do alinhamento entre a prática da fé, o conhecimento e o pensamento crítico. Por isso, está incluída nas disciplinas lecionadas e nas experiências vividas dentro e fora de sala de aula.

 

9. Favorece a abertura para o crescimento permanente

A educação jesuíta tenta incutir a alegria e o desejo de aprender durante toda a vida não apenas nos tempos do colégio, mas por toda a vida. A formação continuada é incentivada não só aos estudantes, mas a toda a comunidade educativa.

 

10. Afirma a realidade do mundo

A educação da Companhia reconhece Deus como Autor de todas as coisas e considera cada elemento da criação digno de estudo. Dessa forma, enfatiza a importância de raciocinar reflexivamente e considera a necessidade de os alunos conhecerem o mundo que os cerca.

 

11. Enfatiza a atividade por parte do aluno

O crescimento na maturidade depende de uma participação ativa e esta se dá através de estudo pessoal, reflexão e oportunidades para a descoberta. Cabe ao professor guiar o estudante a aprender com independência.

 

12. Promove diálogo entre fé e cultura

Por crer que Deus age em toda a criação e em toda a história humana, a educação da Companhia promove o diálogo entre a fé e a cultura, que inclui a ciência, levando seus alunos ao contato com outras culturas e à sua genuína apreciação e crítica criativa.


 

Desta forma, temos a certeza de estar promovendo uma educação diferenciada, de alta qualidade e de propostas enriquecedoras para a vivência dos nossos alunos. Esperamos também, que nossos alunos possam viver as virtudes aprendidas em todos os âmbitos de sua vida, levando os ensinamentos para além da escola e para toda a vida.