Notícia - Riscos do cigarro eletrônico é assunto de live do CSI 

Foto

26/08/2022

26/08/2022

 

O Colégio Santo Inácio realizou uma live sobre os riscos do cigarro eletrônico para a saúde física e mental em seu perfil do Instagram (@colegiosantoinaciorj) na última quinta-feira (25/08). A orientadora educacional do CSI Ana Villela recebeu Sandra Marques, especialista em Dependência Química pela UNIFESP e coordenadora estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo de São Paulo. 

 

No início do bate-papo, Sandra pontuou que a legislação brasileira proíbe, desde 2009, a veiculação de anúncios e venda dos vapes, nome pelo qual os aparelhos também são conhecidos. Ela afirmou que as fortes políticas públicas antitabagismo resultaram em uma diminuição dos usuários de tabaco. Contudo, a utilização de cigarros eletrônicos por jovens e adolescentes têm aumentado nos últimos anos, o que preocupa as autoridades. 

 

A entrevistada explicou que o cigarro eletrônico é ainda mais maléfico que o cigarro tradicional, podendo ter a quantidade de até quatro vezes mais nicotina. Os podes, outro apelido para o cigarro eletrônico, contém mais de 2.000 substâncias, entre elas, metais pesados que são considerados altamente cancerígenos. “O cigarro eletrônico é cigarro, só que em outra versão, outra cara, mais modernizado e com a desculpa de redução de danos”, afirmou a especialista.

 

Outro ponto levantado por Sandra são os riscos que os vapes podem trazer para a saúde física e mental, especialmente em pessoas que ainda estão amadurecendo suas conexões cerebrais, como é o caso dos adolescentes. Pelo alto poder estimulante da nicotina, ela pode trazer e agravar quadros de ansiedade. 

 

Sandra citou ainda a doença chamada EVALI, relacionada ao uso frequente dos cigarros eletrônicos, registrada ,em 2009, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês). 

 

Para a especialista, é preciso sempre reforçar as informações sobre as consequências do uso de cigarro, que impactam não só a vida do fumante, mas das pessoas ao redor e o próprio meio ambiente.

 

Esta live sobre cigarros eletrônicos e outras já promovidas pelo CSI fazem parte das ações do Colégio no âmbito da Cultura do Cuidado, que engloba ainda outras iniciativas desenvolvidas em sala de aula junto aos alunos. 


 
A transmissão está disponível no Instagram do Colégio. Para quem deseja rever a live ou ainda não assistiu, clique aqui.