Notícia - Nova diretoria do Grêmio Estudantil do CSI toma posse

Foto

27/06/2022

27/06/2022

 

A nova diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Santo Inácio (GESI) tomou posse na última quinta-feira (23/06). A chapa Motirõ, formada por estudantes do Ensino Médio, foi eleita para a gestão 2022/2023 com 66% dos votos. O nome tem origem no tupi-guarani e quer dizer ‘reunião de pessoas para colher ou construir algo juntos, uns ajudando os outros’.

 

Durante a cerimônia de posse, que foi realizada no Espaço de Convivência do Terceirão, onde fica a sala do Grêmio, os alunos falaram sobre a relevância do papel do grupo e afirmaram que vão se empenhar nesse trabalho de representação do corpo discente e fomento de projetos que visem o bem-estar de todos. 

 

“Sabemos da importância do Grêmio para os alunos e estou muito animada para realizar os projetos da nossa chapa. Queremos manter essa atuação do Grêmio muito forte, mostrar que juntos podemos fazer muitas coisas”, afirma Sofia Bereta, nova presidente do GESI. 

 

Para Nicolas Berredo, vice-presidente do Grêmio Motirõ, é importante dar continuidade aos projetos que deram certo na gestão anterior e implementar outras iniciativas que possam  agregar para o dia a dia dos estudantes. “Faço coro às palavras da Sofia e sabemos que teremos alguns desafios pela frente, mas queremos pensar junto com a nossa diretoria e trazer projetos que beneficiem os alunos”, ressakta.

 

O diretor-geral do CSI, Pe. Adilson Silva, SJ, agradeceu a dedicação e o compromisso dos membros do Polaris no último ano e desejou êxito para os estudantes que agora conduzirão o Grêmio. Como gesto simbólico da passagem de bastão, o ex-presidente Bernardo Mattos entregou as chaves da sala para a nova direção da representação estudantil.


 

Estatuto do Grêmio Estudantil

 

Neste semestre, aconteceu o lançamento do Estatuto do Grêmio Estudantil do CSI pelo Grêmio Polaris. O documento reúne todas as informações do órgão que representa os alunos, assim como os objetivos, funções e competências.

 

O estatuto também instituiu a criação do Conselho de Representantes de Turma (CRT), que se reunirá uma vez por trimestre. Dentre as funções do grupo, está a proposição de ideias e reivindicação dos alunos, o assessoramento à diretoria do Grêmio e a deliberação sobre casos não contemplados pelo estatuto.

 

“Tínhamos o objetivo de implantar o estatuto do Grêmio desde antes de sermos eleitos. O documento tem uma importância muito grande, porque funciona como um manual para os estudantes entenderem o seu funcionamento”, aponta Bernardo Mattos, que presidiu o grupo na gestão 2021/2022. “Optamos por adotar uma linguagem simples e compreensível para os alunos. Além de oficializar o papel do Grêmio, o estatuto pode ser revisto e adaptado de tempos em tempos, levando em consideração a realidade do momento.”

 

O documento apresenta oito capítulos e está disponível no site do Colégio, no menu ‘Alunos’. Para acessá-lo, clique aqui.

 

O apoio e o estímulo ao protagonismo estudantil é um dos pilares da Pedagogia Inaciana e uma tradição do CSI, que há mais de 100 anos promove a formação de homens e mulheres para serem verdadeiros agentes de transformação na sociedade.