18/05/2022
18/05/2022
Em 2019, a Companhia de Jesus estabeleceu quatro preferências apostólicas universais, que devem guiar suas ações até 2029. Resultado de um longo processo de discernimento, as Preferências vão ao encontro das necessidades atuais da Igreja e têm como objetivo o aprofundamento da conversão pessoal e comunitária, o cuidado com os excluídos e com o planeta.
O Colégio Santo Inácio, em sua caminhada, sempre trabalhou de forma integrada aos preceitos jesuítas. Por isso, seus projetos são desenvolvidos e aprimorados com a finalidade de caminhar lado a lado com as preferências apostólicas.
A 1ª Preferência compreende que o exercício da fé e da religiosidade é fundamental para desenvolver o discernimento e auxiliar no encontro pessoal e comunitário com Cristo. Assim, o CSI proporciona à comunidade escolar ambientes favoráveis às vivências de proximidade com Deus e oferece acompanhamento pessoal nos Exercícios Espirituais. São exemplos da prática os encontros catequéticos, Primeira Eucaristia, Crisma, missas, pausa orante, oração com as famílias, encontros de formação e oração inacianas, Lucernários e retiros espirituais.
De acordo com a 2ª Preferência Apostólica, é necessário caminhar com os pobres, os descartados do mundo e os vulneráveis em sua dignidade. Sabendo da relevância de contribuir para um mundo mais justo, acolhedor e colaborativo, o Santo Inácio oferece cursos noturnos gratuitos (EJA e Educação Profissional), promove trabalhos de voluntariado com alunos, apoia instituições sociais e realiza eventos beneficentes e campanhas solidárias.
Para acompanhar os jovens na criação de um futuro promissor e mais justo, conforme orienta a 3ª Preferência Apostólica Universal, o Colégio trabalha para que seus alunos contribuam de forma direta com a sociedade e compreendam as mudanças que vivemos. Dessa forma, são oferecidas aos estudantes experiências como Mentoria, Projeto de Vida, Grupos de Liderança, ONU Colegial, intercâmbios e Manhãs, Tardes e Dias de Formação.
A 4ª Preferência nos chama a colaborar no cuidado da Casa Comum, ou seja, nosso planeta. De acordo com a Companhia de Jesus, a justiça socioambiental é o caminho para propagar a mensagem de preservação da natureza e de todos os seus recursos dados pelo Criador. Compreendendo que refletir e colaborar é um dever de todos, o CSI vem implantando ações sustentáveis no campus, além de atividades de conscientização com o corpo discente.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.