Notícia - CSI promove live sobre saúde mental de crianças e adolescentes

Foto

05/10/2021

Na última quinta-feira (29/09), o Colégio Santo Inácio transmitiu, através do Instagram, uma live especial sobre saúde mental de crianças e adolescentes, com a participação da psicóloga e psicanalista Claudia Gindre e mediação da psicóloga e coordenadora de série do CSI Vivilane Maturana. Durante uma hora, elas expuseram algumas das principais causas que acarretam problemas de ansiedade e depressão nos jovens. Segundo pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) divulgada em 2020, houve um aumento considerável de pessoas vivendo com depressão. Atualmente, cerca de 14,9% da população vive com ansiedade, enquanto a depressão atinge 8% dos habitantes, concluiu o estudo.

 

Durante a live, Claudia pontuou que existem muitos casos de ansiedade ligados a cobrança acadêmica, de amigos, exigências da família e à autoexigência. Ainda destacou como pode ser “torturante” para um jovem, hoje, não se enquadrar no padrão de beleza imposto pela sociedade.

 

“Não deixem para estabelecer um diálogo com o seu filho quando ele atingir certa idade, porque o ser humano precisa significar e ressignificar as coisas que o rodeiam. É só através do diálogo que essa significação e ressignificação são possíveis”, destacou a psicanalista.

 

Ao final da transmissão, Claudia ainda recomendou aos responsáveis os seguintes passos, em casos de suspeitas de que seu filho esteja com algum tipo de problema de saúde mental: estabelecer um diálogo com o jovem; buscar apoio na escola; procurar um profissional especialista e facilitar que todos os especialistas que assistem o estudante atuem em parceria.

 

A live já foi vista por quase 3 mil pessoas . Ainda é possível assistir a live – ou reassisti-la – no Instagram do Colégio (@colegiosantoinaciorj) ou clicando aqui.