Notícia - Desafios do voluntariado jovem é tema de live do CSI

Foto

20/08/2021

No mês em que se celebra o Dia Nacional do Voluntariado, em 28 de agosto, o Colégio Santo Inácio promoveu uma live, na noite desta terça-feira (19/08), para falar sobre os desafios do voluntariado jovem nos dias atuais. A transmissão aconteceu pelo Instagram do CSI e teve a mediação da assessora de Projetos Sociais e Voluntariado do Colégio, Juliana Lima.

 

A convidada para o bate-papo foi a Irmã Adair Aparecida Sberga, diretora executiva da Rede Salesiana Brasil de Escolas, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP-RP) e mestra em Educação – Pastoral Juvenil – pela Università Pontificia Salesiana (UPS) de Roma, na Itália. A religiosa também é autora de diversos livros e artigos sobre o tema, como a obra “Voluntariado jovem: construção da identidade e educação sociopolítica”, que em 2021 completa 20 anos de publicação. 

 

Irmã Adair Sberga abordou a relação entre a fé e o voluntariado, especialmente entre os jovens, o papel da doação ao próximo na formação integral dos estudantes e ainda partilhou algumas experiências de sua caminhada como voluntária.

 

“Se a fé não for encarnada por meio das ações, ela não transforma vidas. O Papa Francisco sempre fala que temos que ser discípulos missionários. Precisamos ir nas periferias existenciais e geográficas e o voluntariado colabora muito para viver essa experiência e tornar a nossa fé mais concreta”, ressalta a religiosa.

 

Para quem não assistiu ou deseja rever a live, clique aqui.