Notícia - Pe. Adilson Silva, SJ, assume a direção-geral do Colégio Santo Inácio

Foto

15/12/2020

Na última sexta-feira, 11 de dezembro, o Pe. Adilson Silva, SJ, foi empossado como o novo diretor-geral do Colégio Santo Inácio (CSI). A celebração, realizada na Igreja Santo Inácio, foi conduzida pelo provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, e contou com a presença do diretor-presidente da Rede Jesuíta de Educação, Ir. Raimundo Barros, de representantes da comunidade jesuíta do Rio de Janeiro e de gestores do CSI. 

 

Durante a celebração, Pe. Smyda, SJ, ressaltou que um bom líder é aquele que sabe escutar, dialogar, respeitar e que busca sempre o melhor caminho junto com toda a comunidade escolar. O provincial agradeceu ao trabalho de Pe. Ponciano Petri, SJ, nos três anos à frente do CSI e destacou a competência e a escuta como qualidades que ele cultivou neste período. Ao Pe. Adilson, agradeceu pela disponibilidade em assumir uma nova missão e desejou que não lhe falte entusiasmo e vontade de colaborar e aprender cada dia mais. “Que Deus os abençoe, os acompanhe e que vocês O sintam em seu caminhar”, finalizou Pe. Smyda.

 

Em suas considerações, Pe. Ponciano relembrou quando foi nomeado para assumir a direção do CSI e disse ter ficado feliz com o convite para conhecer mais sobre a realidade do Rio de Janeiro. Ele agradeceu pelas experiências e partilhas com toda a equipe da escola. “Pe. Adilson, sucesso! Você assume um Colégio com uma equipe pedagógica, administrativa e de Formação Cristã que tem no coração um desejo muito grande de estar a serviço da Companhia de Jesus nesta obra apostólica que nós temos”, destacou.

 

Pe. Adilson, SJ, falou sobre sua caminhada na Companhia de Jesus até chegar à sua nomeação como reitor do CSI. Ele se dirigiu aos alunos, famílias e colaboradores afirmando que são os desafios que aproximam as pessoas. “Estamos vivendo um tempo de preparação para o Natal do Senhor e tem que brotar em nosso coração essa esperança. É assim que me sinto agora, cheio de esperança”, disse o religioso. “Nós estamos numa instituição que tem solidez, porque tem gente de fé e pessoas que constroem dia a dia os alicerces da educação da fé cristã, mas também da vida humana. Queremos formar e ser cidadãos que transformam o mundo.”

 

Natural de Astorga, no Paraná, Pe. Adilson ingressou na Companhia de Jesus em fevereiro de 1997, aos 27 anos. Foi ordenado sacerdote no dia 21 de julho de 2007, em Belo Horizonte, em celebração presidida pelo bispo Aloísio Jorge Pena. 

 

Logo após a ordenação, seu primeiro apostolado aconteceu justamente na cidade do Rio de Janeiro, como Prefeito da Igreja de Santo Inácio, onde ficou por dois anos. Em 2010, Pe. Adilson voltou para a cidade onde foi ordenado para ser responsável pela Paróquia São Francisco Xavier. Também atuou como Membro do Conselho Apostólico da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Entre 2013 e 2014, retomou a missão como Prefeito da Igreja de Santo Inácio, no Rio, e assumiu a coordenação geral do MAGIS. Nos dois anos seguintes, foi estudar fora do Brasil e passou por cidades como Dublin, capital da Irlanda, e Salamanca, na Espanha.

 

Após retornar ao Brasil, em 2016, passou a dirigir o Mosteiro de Itaici, casa de retiros da Companhia de Jesus na cidade paulista de Indaiatuba, onde permaneceu até dezembro deste ano.