Notícia - CSI promove ações com alunos e colaboradores em apoio ao Novembro Azul

Foto

30/11/2023

Como forma de apoio à campanha Novembro Azul, o Pátio do Sino ganhou uma iluminação especial durante todo este mês. A iniciativa acontece em todo o planeta e tem o intuito de alertar para os cuidados com a saúde masculina, especialmente no combate ao câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil.

 

O Colégio Santo Inácio também promoveu algumas ações voltadas para colaboradores e alunos com o objetivo de reforçar a importância da campanha. No último dia 22, aconteceu na escola o ‘Dia D’ do Novembro Azul. Todos os colaboradores foram convidados a utilizarem algum item do vestuário na cor da campanha.

 

No mesmo dia, o setor de Saúde e Segurança Ocupacional promoveu uma roda de conversa sobre a saúde masculina, com a participação de educadores de diversas áreas. Durante o bate-papo, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o câncer de próstata. Foram abordados os fatores de risco, a importância do diagnóstico precoce, os tipos de exame realizados para possível identificação da doença e a frequência com que devem ser feitos.

 

A roda de conversa foi conduzida pela médica do Trabalho e coordenadora do setor de Saúde e Segurança Ocupacional, Ana Maria Bustani, e pela supervisora de Enfermagem, Lucineia Almeida.

 

No final, os colaboradores participaram de uma pequena aula de ginástica e relaxamento com a professora de Educação Física e especialista em saúde ocupacional Denise Guerra. O momento foi encerrado com uma dinâmica que premiou um dos participantes com uma squeeze comemorativa dos 120 anos do CSI.

 

Para fechar o ciclo de ações, alunos e colaboradores do Noturno participaram de outra roda de conversa com o tema 'Homem também se cuida'. Inspirado no documentário "O silêncio dos homens", o encontro abordou, de forma global, o papel do homem dentro da sociedade atual e quais as complexidades enfrentadas por eles no dia a dia, incluindo os papéis sociais e o cuidado com a saúde. 

 

A roda de conversa foi conduzida pela especialista em Enfermagem Camila do Desterro e pela agente de Formação Cristã Denise Coutinho, ambas colaboradoras do Noturno. Elas reforçaram que o cuidado contínuo e a longo prazo com a saúde e a adoção de hábitos saudáveis é fundamental para garantir qualidade de vida e prevenir doenças. Também chamaram atenção para a importância de estar atento à saúde mental e espiritual.

 

O encontro ainda contou com a presença especial do agente de Formação Cristã do Diurno Pedro Menezes, que conduziu um momento de reflexão, com direito a música e oração.