Notícia - Estudantes do Ensino Médio do CSI participam do projeto F1 in Schools

Foto

17/11/2023

Com o propósito de apresentar novas iniciativas e envolver os estudantes em projetos ligados à área de STEAM, o Colégio Santo Inácio está participando do F1 in Schools. O programa educacional é endossado pela Fórmula 1 e visa contribuir para o desenvolvimento de diferentes habilidades dos alunos, abrangendo desde competências técnicas e sociais até proficiência em áreas de negócios. Ao todo, nove equipes, formadas por inacianos do Ensino Médio, representam a escola no projeto.

 

Ao longo do programa, os alunos terão que projetar e construir uma miniatura de carro de Fórmula 1, movido por cilindros de ar comprimido, que competirão em uma pista, além de desenvolver um projeto social e captar patrocínio para financiar sua proposta. Para ajudá-los na gestão, as equipes são divididas em diferentes setores, como Engenharia, Marketing, Gestão Empresarial, Captação de Patrocínio e Projeto Social. 

 

Os estudantes estão tendo encontros quinzenais de imersão (presenciais e remotos), sessões de acompanhamento com professores-mentores, encontros de trabalho das equipes e cumprimento de desafios quinzenais.

 

A primeira etapa foi a criação de nomes e logotipos das escuderias, dando o pontapé na divulgação do projeto por meio de um perfil no Instagram. O engajamento de toda a comunidade educativa é fundamental para garantir o sucesso das nossas equipes e conta pontos para eles na etapa nacional e internacional da competição. Todos são convidados a conhecerem e seguirem os perfis na rede social:

 

Coyllur Team: coyllur.racing

Maze Racing Team: maze.racing

NovaBurst Team: nova_burst_racing

Physis Racing: physis.racing

Scuderia Sheetah: insheetah

Ybytu Racing: ybytu.racing

 

Em 2024, nas etapas nacional e internacional, as equipes concorrerão em 14 categorias, como Campeão Geral, Melhor Engenharia, Melhor Gestão de Projeto, Melhor Identidade Visual, Pensamento Criador, dentre outras.

 

O projeto F1 in Schools está alinhado à proposta de formação integral do CSI, potencializando as aprendizagens e colocando o estudante como protagonista, autor e ator, que deve agir com autonomia, consciência e responsabilidade, buscando não apenas a competência e excelência acadêmica, mas também a consciência e o compromisso social.