Notícia - Projeto Arpaiuns 2023: Alunos do Ensino Médio participam de imersão em comunidade da região amazônica

Foto

19/09/2023

Ao longo de dez dias, um grupo de alunos do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio viveu experiências que certamente irão marcar toda a sua vida. Os estudantes participaram de uma imersão socioambiental na comunidade ribeirinha de Anã, na Reserva Extrativista de Tapajós-Arapiuns, localizada no município de Santarém, no Pará.

 

A programação do Projeto Arapiuns 2023 incluiu uma série de oficinas em parceria com a Escola Nossa Senhora de Fátima. Em uma delas, os inacianos deram aulas para estudantes locais sobre conhecimentos relacionados a manejo do fogo, monitoramento da biodiversidade e mudanças climáticas. Na sequência, gravaram um vídeo em que os ribeirinhos compartilharam esses saberes com a comunidade local. Os alunos também tiveram a oportunidade de aprender como as crianças da região lidam com esses temas. 

 

O conteúdo audiovisual será enviado para a disputa da 2ª Gincana da Integração Resex Tapajós-Arapiuns, criada pela prefeitura de Santarém e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo é incentivar o debate da temática ambiental nas escolas da reserva, uma das maiores unidades de conservação do país, que abrange os municípios de Santarém e Aveiro.

 

“A maneira como eles vivem tão felizes na maior simplicidade e com orgulho de suas origens me marcou muito”, conta Ludmila Xavier, aluna da 3EM. “A experiência de estar em uma reserva extrativista, cuidando e preservando a floresta foi diferente de tudo que já tinha vivido. O meu maior aprendizado depois do contato com a população local foi ter mais perseverança, compaixão, empatia e saber que juntos somos mais fortes e podemos sim superar qualquer barreira.”

 

Além das oficinas, o grupo pôde vivenciar momentos de espiritualidade e falar sobre a experiência de ver Deus em todas as coisas, e todas as coisas em Deus, anotando pontos sobre as experiências em um caderno de memórias. Os inacianos ainda participaram de uma celebração eucarística presidida pelo Pe. Vanildo Pereira, SJ, que é coordenador da Equipe Indigenista Preferência Apostólica Amazônia (PAAM) – BRA em colaboração com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI). O religioso jesuíta atua no Pará e conversou com os alunos do Santo Inácio sobre a presença da Companhia de Jesus na Amazônia.

 

“O projeto Arapiuns abriu meus olhos para ver a riqueza na simplicidade. Na riqueza cultural transmitida de geração em geração, no que se diz respeito tanto aos conhecimentos  da natureza em si (no cultivo, manejo e extração de seus recursos), quanto em suas lendas e crenças centenárias”, diz o estudante da 2EM Bernardo Távora. “Além disso, a abundância espiritual também se dá na organização da sociedade, com os valores de comunidade sendo constantemente propagados. Dentro da realidade em que vivem, se enxergam constantemente como um único conjunto, que deve zelar pelo todo, onde a prosperidade de um, é a prosperidade de todos.”

 

Com uma perspectiva focada na justiça socioambiental e na inserção sociocultural, o Projeto Arapiuns permite que os alunos do Santo Inácio conheçam de perto os desafios enfrentados pelas comunidades tradicionais, estimulando uma compreensão mais profunda das desigualdades sociais e dos impactos ambientais que ocorrem na região amazônica. A iniciativa também dialoga diretamente com a 4ª Preferência Apostólica da Companhia de Jesus, que nos propõe a colaborar no cuidado com a Casa Comum.