Notícia - Alunos do CSI participam de ONU Intercolegial com estudantes de diversas escolas da RJE

Foto

15/12/2022

15/12/2022

 

A 2ª edição da ONU Intercolegial da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) aconteceu em formato virtual, em setembro, e contou com a participação de diversas unidades educativas da RJE. O Colégio Santo Inácio foi representado por 20 alunos, entre eles, o estudante da 3ª série do Ensino Médio Antonio Pedro Gonzalez, que atuou como subsecretário-geral do encontro, e os inacianos Aline Ventorini, Antonio Lucchesi e Henrique Cobra, que foram diretores de comitês. 

 

Para Pedro Kottler, da 1EM, o empenho e a dedicação dos participantes foi perceptível. “A diversidade de experiências das escolas na ONU Intercolegial foi muito interessante. Nas sessões, todos os delegados foram capazes de surpreender. Ao trazerem suas experiências, a gente começava a admirar aquela pessoa e aprender um pouco com ela”, ressalta o aluno. “O encontro também teve um espírito de integração muito forte. Fora das sessões, tivemos partilhas muito divertidas sobre as características de cada estado.”

 

Os participantes debateram temas como o desenvolvimento sustentável da Amazônia, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e a crise humanitária dos curdos. Devido ao desempenho durante as atividades da ONU, vários alunos do CSI receberam premiações ao final do encontro.

 

Camila Machado, da 3EM, disse que o evento foi uma oportunidade incrível para fazer amizades e aprender sobre novos formatos de simulação da ONU. “Já participei de seis ONUs colegiais aqui no CSI e durante a Intercolegial percebi que outros colégios fazem a simulação de forma completamente diferente da nossa. Isso é muito interessante. É sempre muito bom aprender, ver novos jeitos de debater e conhecer pessoas que fazem uma coisa que você ama, só que de outra forma”, afirma. 

 

O nosso inaciano Tito de Carvalho, da 1EM, ressalta que, mesmo já tendo participado de várias simulações, nenhuma experiência foi tão rica quanto esta. “Foi uma diversidade de cultura, trocas e vivências de cada colégio, de cidades e estados diferentes. Vou guardar essa experiência para a vida toda. E apesar das várias diferenças entre as escolas, existe um senso de união que envolve toda a Rede Jesuíta e nos motiva a debater sobre temáticas muito importantes.”

 

A ONU Intercolegial é um projeto direcionado ao Ensino Médio, que consiste na realização de uma simulação do encontro da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa dinâmica é caracterizada como uma importante estratégia pedagógica de análise, reflexão, debate e sistematização de conteúdos que se relacionam à dinâmica das vidas em sociedade, valorizando as dimensões política e planetária. 

 

Outro importante objetivo dessa iniciativa é contribuir com a formação dos estudantes para a Cidadania Global, fomentando uma atuação comprometida na sociedade e impulsionando a percepção da importância do cuidado do bem-estar coletivo.

 

“O CSI é um dos colégios que têm mais tradição em fazer a simulação. Mas, na Intercolegial, foi muito interessante ver como as outras escolas e regiões fazem e como podemos aplicar isso no nosso modelo de ONU. Essa diversidade cultural e de simulação foi um desafio em um primeiro momento, mas a relação que conseguimos desenvolver com a mesa diretora e as outras pessoas foi muito legal”, destaca Nicolas Berredo, da 2EM.

 

Durante os três dias de encontro, os participantes viveram a rotina de diplomatas, caracterizados como tal, defendendo a política externa de suas representações. Ao final do encontro, os estudantes tiveram que redigir uma resolução ou carta oficializando as decisões tomadas em cada um dos comitês.