Notícia - ‘Cultura da (Re)Existência’: programação especial marca o mês da Consicência Negra no CSI

Foto

09/12/2022

09/12/2022

 

Durante o mês de novembro, o Colégio Santo Inácio promoveu uma programação especial para marcar o mês da Consciência Negra. A ‘Cultura da (Re)Existência’ teve atividades voltadas para colaboradores do pedagógico e administrativo. No total, foram três eventos, em diferentes turnos, que proporcionaram novos conhecimentos, reflexões e debates sobre temas importantes. Todos os encontros foram inspirados na Cultura do Cuidado, que valoriza as relações, o respeito e a dignidade humana.

 

Um grupo de colaboradores participou de uma visita cultural e histórica na Pequena África, localizada na região portuária do Rio. A caminhada, guiada pelo professor de Geografia, Thiago Villela, percorreu diversos pontos no bairro da Saúde, como o Largo São Francisco da Prainha, o Morro da Conceição, a Igreja de São Francisco da Prainha, a Pedra do Sal, o Jardim Suspenso do Valongo, a Praça da Harmonia, entre outros locais históricos.

 

Também aconteceu, na Biblioteca Central do CSI, uma roda de conversa sobre educação antirracista com mediação de Lucimar Adão, coordenadora da EJA e membro do Conselho para a Cultura do Cuidado. Participaram como debatedores os professores Cleber Ribeiro (Geografia) e Rute Gomes (Música). Por meio da apresentação das experiências dos docentes, o encontro abordou o racismo estrutural, buscando estratégias de fortalecimento de práticas de ações antirracistas. Ao final das partilhas, os colaboradores do CSI puderam fazer perguntas e esclarecer questões sobre o tema.

 

Para fechar a programação, colaboradores e alunos do Noturno participaram de uma edição do Projeto InaCine, com a exibição do filme ‘M8 - Quando a morte socorre a vida’, no auditório Pe. Pedro Arrupe. Após a sessão de cinema, os convidados Renata Sofia (autora e roteirista) e Wagner Novais (roteirista, diretor e professor) marcaram presença para analisar o longa e debater com os demais presentes. O encontro foi mediado pelos professores do Noturno Marco Aurélio de Medeiros (Língua Portuguesa) e Viviane Marcella de Sena (Língua Portuguesa e Espanhol).