Notícia - CSI conquista código no College Board

Foto

06/07/2021

O CSI obteve o College Entrance Examination Board (CEEB), número de registro na associação americana College Board. Criado em 1900, o conselho reúne mais de 6 mil instituições, entre colégios, faculdades e universidades, de diferentes países. Segundo a orientadora profissional do CSI, Luciana Aché, o CEEB facilitará o processo de candidatura dos alunos do Colégio a universidades do exterior.

 

“O código agiliza a comunicação formal entre a instituição estrangeira para a qual o aluno está aplicando e o colégio em que ele estuda. Funciona como um identificador quando se está enviando notas, histórico escolar, relatórios e outros documentos necessários ao processo de application e, inversamente, na entrega dos resultados. Além de garantir a segurança deste processo, também agiliza o preenchimento dos formulários de aplicação na plataforma de cada instituição. Utilizando o CEEB, os dados, informações, características e school profile do Colégio são automaticamente carregados nos sistemas, auxiliando na identificação do perfil de ensino e educação da nossa instituição, para complementar o olhar holístico do application”, destaca a educadora.

 

A conquista do CEEB se junta a outras iniciativas do Santo Inácio voltadas a alunos do Ensino Médio que desejam aplicar para universidades estrangeiras. Diversos encontros vêm sendo oferecidos a estudantes e responsáveis sobre como funciona o passo a passo para se inscrever nas instituições de ensino do exterior. 

 

Todos os anos, o CSI oferece um ciclo de palestras sobre programas de universidades estrangeiras. Na ocasião, instituições portuguesas e americanas apresentam suas estruturas, cursos e sistema de acesso aos alunos (e suas famílias) interessados em estudar fora. Este ano, em função das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o encontro foi virtual e reuniu, a cada dia, mais de uma centena de pessoas.

 

Além disso, recentemente, alguns antigos alunos formados em 2018, 2019 e 2020 bateram um papo com estudantes da 2ª e da 3ª séries do Ensino Médio sobre os processos de application. Eles contaram como foi a escolha das instituições, como eram as provas e como elaboraram as chamadas essays. Os egressos também compartilharam as principais dificuldades e desafios neste período e responderam dúvidas de quem pretende participar deste processo. 

 

O Colégio disponibiliza ainda o School Profile, um documento que reúne as principais informações sobre a instituição, sua grade curricular, seu programa acadêmico, seu sistema de avaliação, entre outros. Todo em inglês, o perfil é fundamental nos processos de application.