Notícia - Serviço de Orientação Profissional do CSI promove ciclo de palestras com mais de 30 especialistas de diferentes áreas

Foto

18/06/2021

Na semana passada, o Serviço de Orientação Profissional do Colégio Santo Inácio promoveu o Ciclo de Palestras Profissionais, evento que acontece anualmente para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A proposta da atividade, que neste ano aconteceu em formato 100% online, é trazer profissionais para falarem sobre suas trajetórias de formação acadêmica e profissional, mostrando mais de perto a realidade de cada carreira.

 

O evento teve início com uma live, transmitida pelo Instagram do CSI no dia 7 de junho, cujo tema foi ‘O futuro das profissões ou as profissões do futuro?’. O bate-papo, mediado pela orientadora profissional do Colégio Luciana Aché, teve como convidado Santiago Andreuzza, empreendedor especialista em Inovação. Durante a live, Santiago abordou o papel da tecnologia no campo profissional de diversas áreas e quais habilidades são fundamentais para trabalhar num contexto de mundo mais digital.

 

Entre 8 e 10 junho, os estudantes puderam conhecer mais de 20 cursos de graduação e ouvir mais de 30 profissionais contando sobre suas experiências. As palestras foram organizadas por equipes multidisciplinares, que trabalham na mesma empresa de forma integrada. Ao juntar profissionais de carreiras diferentes foi possível mostrar aos alunos que o mercado de trabalho não é necessariamente linear, além de ressaltar a importância de ter outras habilidades pessoais e conhecimentos técnicos inerentes a cada formação.

 

“Neste ano, alguns dos palestrantes foram pais de alunos que se inscreveram para contribuir em atividades da Orientação Profissional”, conta Luciana. “Cada palestra foi mediada por dois alunos da 2ª série do Ensino Médio. A mediação coloca o aluno como protagonista do evento, envolvendo todo o grupo na atividade”, ressalta a orientadora profissional.

 

A aluna Ruth Barbosa, da 3ª série do Ensino Médio, enviou uma mensagem de agradecimento à equipe que preparou o evento. “Fiquei em êxtase quando participei já da primeira palestra. Foi uma oportunidade ímpar de conversar, de certo modo, mais próximo de cada um dos profissionais. Foi realmente inspirador e esclarecedor”, afirma a estudante.