Notícia - Papel da família na escolha profissional dos filhos é tema de live promovida pelo CSI

Foto

09/04/2021

Nesta quarta-feira (07/04), o Colégio Santo Inácio promoveu uma live no Instagram sobre o papel da família na escolha profissional dos filhos. A transmissão teve como convidada a psicóloga Betty Wainstock e mediação da orientadora profissional do CSI, Luciana Aché. A iniciativa faz parte das ações pedagógicas do Colégio para promover a formação integral dos estudantes e fomentar o envolvimento das famílias no processo educativo. 

 

Durante o bate-papo virtual, Betty Wainstock comentou sobre a importância do apoio da família para a decisão dos estudantes, principalmente em meio ao atual cenário de crise sanitária que aumenta a preocupação em relação ao futuro. A convidada ressalta que, apesar da situação delicada e do estresse causados pela pandemia de Covid-19, o momento é de aprendizado no campo profissional e também emocional.

 

“Gosto de sempre de reforçar que os jovens não precisam se preocupar tanto. Hoje vivemos um período de formação multifacetada, então mesmo que alguém escolha uma profissão, ela pode ser posteriormente atualizada com outros cursos de pós-graduação, mestrado, MBA, intercâmbios, entre outros”, destacou a psicóloga.

 

A partir de alguns exemplos práticos, Betty Wainstock disse que a mudança na escolha da profissão neste período e até mesmo no início da faculdade é um processo natural. Ela reforçou ainda que hoje é importante os jovens focarem no desenvolvimento das chamadas soft skills, que remetem às competências relacionadas ao comportamento do indivíduo, mais atreladas à personalidade e experiência, do que necessariamente à formação profissional. 

 

“Os processos seletivos costumam ser bem rigorosos atualmente. Por isso, além do desenvolvimento das competências técnicas, o ideal é que os jovens leiam bastante sobre as soft skills e treinem essa capacidade de abertura e engajamento com os outros, de como falar assertivamente, ter empatia pelos outros, ter inteligência emocional e a desenvolver projetos de iniciativa social, por exemplo”, frisou.

 

Betty Wainstock é professora da ESPM, sócia diretora da Ideia Consumer Insights, pós-doutora pela UFRJ, doutora pela PUC e psicóloga pela UFRJ. Quem não assistiu ou deseja rever a live pode encontrar o vídeo no perfil do Colégio no Instagram (colegiosantoinaciorj). Para assistir agora, clique aqui.