Notícia - CSI capacita colaboradores em Ética do Cuidado e Política de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente

Foto

18/11/2020

No último sábado (14/11), as lideranças do CSI participaram de uma capacitação sobre a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, desenvolvida pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) e pelo movimento Fé e Alegria e que passa a vigorar em todas as obras ligadas a essas instituições. O encontro aconteceu na Casa de Retiros Padre Anchieta, em São Conrado. Ao longo do dia, os colaboradores participaram de dinâmicas e palestras sobre a temática, incluindo informações sobre legislação específica e sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

 

O Padre Roberto Barros, SJ, conversou um pouco com a equipe sobre a Cultura do Cuidado na perspectiva do Papa Francisco e da Companhia de Jesus. Já a Direção do CSI apresentou aos gestores os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Colégio para o fortalecimento da Cultura do Cuidado, como a criação da Comissão Permanente do Cuidado, os canais de Ouvidoria, o projeto de Governança, além das ações propostas pelos GTs que estão em fase de análise. 

 

Todos os colaboradores do CSI passarão por capacitação sobre a Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Curso de extensão na Unicap

 

Paralelamente, alguns de nossos colaboradores estão participando do curso de extensão ‘Ética e cuidado para criar uma cultura de proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade’, promovido pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Nesta primeira turma, estão os integrantes da Comissão do Cuidado e, posteriormente, outros colaboradores também farão a capacitação.

O curso é ministrado por bacharéis em Direito, Serviço Social e Psicologia, todos especialistas no assunto. O programa traz conteúdos sobre pedagogia do cuidado, questões psicossociais na infância e na adolescência e legislação.

As ações de capacitação integram um programa de fortalecimento da Cultura institucional do Cuidado, compromisso que foi assumido pelo CSI em junho, após reuniões de escutas com mais de 300 membros da comunidade escolar, incluindo alunos, antigos alunos, famílias e colaboradores.