Notícia - CSI recebe pesquisadores da Sorbonne e apresenta projetos socioambientais

Foto

19/05/2022

19/05/2022

O Colégio Santo Inácio (RJ) recebeu, no final de abril, a visita de um professor e um grupo de 15 estudantes da universidade francesa de Sorbonne que estiveram no Brasil para conhecer projetos de desenvolvimento sustentável. O professor e pesquisador Florent Pratlong, diretor do Master Management Innovation and Sutainable Development da Pantheon Sorbonne, e seus alunos foram recebidos pela Direção do CSI, membros da equipe pedagógica do Colégio e por representantes da Província Brasil.

 

Alguns dos nossos estudantes apresentaram à comitiva o projeto Arapiuns, que leva inacianos para uma experiência de voluntariado de cunho pedagógico na comunidade ribeirinha de Anã, no município de Santarém. 

 

Na sequência, o grupo francês conheceu de perto três importantes obras sociais parceiras do CSI: o Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (CEPAC), unidade educativa da RJE no Morro Santa Marta; a Creche Casa Santa Marta, mantida pela Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas (ASIA) na mesma comunidade; e o Ambulatório São Luiz Gonzaga, também ligado à ASIA e que oferece consultas médicas e exames a preços populares. 

 

Nas visitas, eles foram acompanhados por educadores do CSI e alunos que integram o programa de Voluntariado da escola. Para Cecilia Menta, estudante da 1ª série do Ensino Médio, a troca de experiências foi uma grande oportunidade para ampliar a sua percepção da realidade local. “Apresentar a eles um pouco da realidade carioca e como a gente lida com fatores sociais e ambientais trouxe uma nova visão não só para eles, mas também para nós, como se fosse abrir os olhos, porque foi uma forma de a gente ver melhor esse mundo que a gente vive todo dia”, destacou.

 

Ao final do encontro, o professor e os estudantes da Sorbonne visitaram a Estação Ambiental, espaço de 5 mil m² de mata atlântica dentro do terreno do Colégio e que funciona como uma verdadeira sala de aula a céu aberto.

 

Na avaliação do diretor-geral do Colégio Santo Inácio, Pe. Adilson Silva, SJ, o intercâmbio foi uma forma concreta de trabalhar nossos valores cristãos, o respeito pelos direitos humanos, a justiça social e o zelo pela sustentabilidade ambiental: “Como instituição da Companhia de Jesus, nos dedicamos à aprendizagem integral dos nossos alunos, educando-os para a cidadania global. A troca de experiências com o grupo da Sorbonne foi uma oportunidade ímpar para criarmos pontes entre o local e o global”.