Notícia - Início do Voluntariado 2022

Foto

30/03/2022

Acabaram de começar as atividades do Voluntariado do Colégio Santo Inácio. Neste ano letivo, teremos a participação de 177 alunos voluntários, que cursam do 9EF à 3EM. Devido ao alto número de adesões, algumas atividades terão revezamento para que todos os estudantes possam participar.

 

“A importância do trabalho voluntário está no fato de poder colaborar para a formação integral dos alunos e para o despertar de um compromisso maior com a sociedade. É uma possibilidade de olhar uma realidade diferente, uma oportunidade de sair da ‘bolha’”, destacou a assessora de Projetos Sociais e Voluntariado, Juliana Lima. 

 

O grupo atende pessoas em situação de rua, em parceria com a Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM), em São Cristóvão; além de realizar um trabalho de acolhimento, contação de histórias e brincadeiras com crianças assistidas pela associação Pro Criança Cardíaca. No braço educacional, são atendidas a Creche Casa Santa Marta, onde os alunos oferecem recreação, música e contação de histórias; o Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (CEPAC), com iniciação em inglês, contação de histórias e formação cristã; e a Escola Dom Cipriano Chagas, com atuação em reforço escolar e acompanhamento para crianças com transtornos ou déficits; além de monitoria no curso Noturno do CSI. 

 

As atividades realizadas pelo Voluntariado estão em consonância com os valores da Companhia de Jesus, como explica Juliana Lima: “o voluntariado está ligado à pedagogia inaciana por ser uma proposta de educação voltada para que os alunos tenham um olhar reflexivo e crítico e para que possam atuar na sociedade com competência, consciência, compromisso e compaixão, os 4Cs da educação jesuíta”.

 

Para saber mais sobre o Voluntariado, acompanhe as redes sociais do CSI.