Notícia - Comunicação Não Violenta é tema de live do CSI

Foto

25/03/2022

Na última quinta-feira (25/03), o Colégio Santo Inácio (CSI) transmitiu a live “Comunicação Não Violenta” em seu perfil no Instagram. A orientadora educacional Ana Paula Werneck recebeu a advogada Debora Gaudêncio, pós-graduada em Neurociência e Comportamento, para falar sobre a temática, abordando o conceito, a importância da escuta ativa, do exercício da empatia e da construção do diálogo. Debora é a primeira mulher brasileira certificada pelo Center for NonViolent Communication, o CNVC.

 

Desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg na década de 1960, a Comunicação Não Violenta (CNV) é uma prática que deve ser utilizada na fala e na escuta. “A violência surge quando há uma desconexão entre as pessoas. A comunicação não violenta é a maneira prática de gerar essa conexão”, afirmou a advogada. Durante o bate-papo, a convidada contou diversas experiências como exemplo de pôr o conceito em ação.

 

Debora explicou que a CNV se baseia em três pilares: a auto-conexão, a escuta ativa e a expressão autêntica. A autoconexão é um tempo para refletir sobre os sentimentos, pois é preciso estar bem consigo mesmo para entender os sentimentos do próximo. “A conexão empática é a atitude de manter um ambiente aberto para ouvir e deixar o outro falar sobre sentimentos. Por último, a expressão autêntica ou fala honesta é o exercício de manter o diálogo fluído em um lugar de entendimento e busca pela solução”, disse a convidada, que ainda indicou alguns materiais que podem ajudar na relação familiar como o livro “Emocionário: Diga o que você sente”, dos autores Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel.

 

A orientadora Ana Paula Werneck pontuou que a dimensão socioemocional, trabalhada através do Projeto de Vida e da Mentoria, é importante para que os alunos do CSI desenvolvam essa percepção sobre a importância da CNV no ambiente escolar e fora dele. A live “Comunicação não violenta” é uma das múltiplas ações que o CSI está promovendo no âmbito da Cultura do Cuidado. Nas aulas e em outras atividades pedagógicas, os estudantes estão trabalhando este assunto de diversas maneiras. 

 

A transmissão está disponível no Instagram do Colégio (@colegiosantoinaciorj). Para ver a live ou assistir novamente, clique aqui