Jornada Inaciana de Pais 1EF

Palestra fala sobre educação

"Educar para quê? Diálogo sobre vida e educação" foi o tema da palestra do padre Carlos Palácio durante a Jornada Inaciana de Pais (JIP) do 1º EF, que reuniu no CSI cerca de 400 pessoas, entre alunos, familiares e educadores no sábado, 1º de abril. O encontro teve por objetivo fazer uma reflexão sobre o papel da escola e da família, nos dias de hoje, diante do compromisso de educar para a Excelência Humana.

“A expressão ‘para quê’ equivaleria a ‘vale a pena’? Tem sentido gastar energias, tempo e dinheiro nisso? Por que não deixar à espontaneidade da vida? Um segundo sentido seria: qual a finalidade da educação hoje, o seu objetivo, a sua meta? É evidente que nos situamos nessa segunda alternativa. Acreditamos na educação. Onde há educação há possibilidades de mudanças; onde não há educação, as pessoas (e o povo) ficam à mercê das manipulações do primeiro aventureiro”, ponderou Pe Palácio,  apresentando dois sentidos possíveis para a condução da questão. Após a palestra, os pais foram convidados a se reunir em salas para debater sobre o assunto e participar do lanche servido no Pátio do Sino.

No segundo momento do dia, pais e filhos se juntaram para ouvir depoimentos de alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre a trajetória escolar desde sua chegada ao CSI até o último ano. Após os depoimentos, foram distribuídos bótons ‘Sou Inaciano’ para os novos alunos. A manhã terminou com música e muita brincadeira no CESI.