CSI - DIURNO: comunicado sobre mensalidades

Mensagem da Direção

Prezados(as) Responsáveis por alunos do Diurno,

Esperamos que todos e suas famílias estejam bem.

Nós, do Colégio Santo Inácio, compreendemos a incerteza do momento, mas, inicialmente, exortamos todos a seguirem as recomendações das autoridades em relação ao isolamento social, para preservar nossa saúde e a daqueles que amamos e de toda a sociedade.

Isolamento social, porém, não significa paralisação da vida ou das atividades. Por mais que seja um desafio conviver com o “novo normal”, ainda mais sem um prazo determinado para que essa situação acabe, estamos todos buscando e descobrindo maneiras diferentes de atender às necessidades do dia a dia.

comunicado da diretora acadêmico-pedagógica do CSI, profª Ana Loureiro, emitido no último sábado (dia 28/03), define os caminhos pedagógicos, estudados com muito cuidado pelos profissionais do Colégio Santo Inácio, para dar continuidade ao ano letivo.

Em relação à questão financeira, vimos lembrar que o Colégio Santo Inácio é uma entidade sem fins lucrativos, cujo resultado reverte exclusivamente para a manutenção das atividades de ensino e atualização contínua da capacitação profissional de seus colaboradores (mais de 500), das instalações e do ferramental pedagógico. Fiel à sua missão e valores, mantém, de forma inteiramente gratuita, cursos de Educação de Jovens e Adultos e Técnico Profissionalizante que já formou dezenas de milhares de alunos, permitindo, inclusive, significativa mudança em sua perspectiva profissional e de vida.

O Colégio continuará pagando integralmente o salário de seus colaboradores, bem como honrando com seus demais compromissos financeiros, sem deixar de negociar para reduzir o que for possível. A análise realizada em função de nossa estrutura de custos, apresentada no gráfico abaixo, no entanto, indica que, se for possível uma redução, essa será muito pequena, da ordem de 3,3% no ano.



Lembramos, ainda, que o contrato de prestação de serviços educacionais é regido pela Lei Federal nº 9.870/99 e deverá obedecer a esta e quaisquer outras deliberações extraordinárias que venham a ser publicadas sobre o assunto, e que a escola reporá as aulas eventualmente não ministradas e já consideradas em sua anuidade. Os próprios órgãos de defesa do consumidor, a exemplo do Procon do Rio (leia aqui cartilha do órgão sobre o assunto), recomendam a manutenção das mensalidades, desde que as aulas estejam sendo ministradas por meios alternativos, e a negociação em casos específicos de necessidade. A cobrança dos Projetos Complementares já foi sustada, uma vez que esse serviço não está sendo prestado.

Desse modo, e considerando que diversas famílias, a exemplo de nossos profissionais, não tiveram seus rendimentos reduzidos, o Colégio Santo Inácio manterá as mensalidades e abrirá um canal para que aqueles que necessitem solicitem descontos de forma extraordinária. Para esse fim, deverá ser enviado, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pedido nesse sentido, juntamente com formulário e documentação comprobatória, disponíveis nos seguintes links:

http://www.santoinacio-rio.com.br/formulario_concessao_desconto_diurno_institucionais.pdf  

http://www.santoinacio-rio.com.br/documentos_desconto_diurno_institucionais.pdf

Estamos atentos a quaisquer mudanças na situação que levem o Colégio a adotar medidas adicionais.

Certos de sua compreensão, despedimo-nos, na Paz de Cristo,

A Direção