Congresso RJE

Evento discute educação para Cidadania Global

Termina amanhã, dia 05, o 1º Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica, realizado nas dependências do Colégio São Luis em São Paulo (SP). Nos últimos três dias, foram promovidas palestras, oficinas e mesas redondas. Buscando ampliar a discussão sobre educação para a Cidadania Global, o evento percorreu o caminho de renovação trilhado pela RJE nos últimos anos, inspirando itinerários traçados para a formação de cidadãos globais a partir da educação integral inaciana. O público, de cerca de 380 pessoas, é composto por diretores, coordenadores, educadores e estudantes dos colégios da Rede Jesuíta de Educação e de redes parceiras. O CSI está representado por 30 pessoas, entre colaboradores e alunos.

O coordenador do Ensino Médio, Marcus Vinicius Machado, e o professor Rodolfo Braga conduziram a oficina de “Debate”, cujo foco foi o desenvolvimento de habilidades relacionadas à retórica e à oratória. O grupo propôs a simulação da prática do debate, com a participação de alunos do CSI.

A oficina “Educação STEM: uma proposta que integra Internet das Coisas (IOT) e Sustentabilidade” foi ministrada pelos professores Mauricio Ribeiro Gomes e Everardo Gouvea, com a coordenação de Marcus Vinicius Machado. Fundamentado na filosofia de ensino da educação STEM, com base na aprendizagem significativa, na resolução de problemas da vida real e no princípio de “mão na massa”, a oficina, a partir de uma metodologia que associa tecnologia educacional e projetos de sustentabilidade, integrou o uso de sensores e dispositivos eletrônicos, conceito de IOT e o controle e monitoramento ambiental no espaço da escola. O grupo apresentou ferramentas digitais e aplicativos que permitem um monitoramento remoto e telemétrico de variáveis físicas, como a umidade e a temperatura.

Concluintes do Mestrado Profissional em Gestão Escolar da Unisinos, os professores Ana Lúcia Vieira e André Gan apresentaram suas teses de conclusão de curso.  Já o professor Yann Spinelli expôs um pôster sobre a utilização da técnica de Design Thinking® na aprendizagem integral, tema de seu trabalho de conclusão de curso na Especialização em Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeitos e contemporaneidade.