Inaugurada a Estação Ambiental do CSI

Espaço de 5 mil m² de Mata Atlântica recebe aulas do 9ºEF à 2ªEM

Foi inaugurada no último sábado, dia 21, durante a III Fecit, a Estação Ambiental do Colégio Santo Inácio. Compreendendo um terreno de 5 mil m² de Mata Atlântica, o espaço é uma verdadeira sala de aula a céu aberto.

A área conta com estufa, mudário, minhocário, composteira, cactário, ponto para observação de fungos e cultivo de espécies nativas que serão reinseridas no meio ambiente. Todas as intervenções no local foram realizadas seguindo as normas de sustentabilidade. No berçário de mudas foram utilizadas, por exemplo, telhas ecológicas biodegradáveis certificadas. Também é efetuada coleta de água da chuva, que abastece as torneiras da estação. Com os resíduos orgânicos secos é feita a compostagem, que produz os fertilizantes naturais usados no cultivo das plantas.

Segundo o coordenador do Ensino Médio, Marcus Vinicius Machado, a construção do espaço reflete o entendimento do Colégio de que a sala de aula vai além de quatro paredes e que o aprendizado permeia diversas áreas de conhecimento e passa pela experimentação. “Num contato maior com a natureza, o aluno percebe e entende como ela funciona. Através da observação e da interação com o meio, consolida conceitos e compreende o verdadeiro sentido da sustentabilidade”, destacou.

A Estação Ambiental sedia regularmente aulas de Sustentabilidade para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, sob orientação dos professores Erica Ferreira e Everardo Gouvêa. De forma pontual, abriga atividades de outras séries do Ensino Fundamental.