Retiro para pais promove reflexão sobre a família

Encontro reuniu 20 casais

Vinte casais participaram, neste sábado, dia 24, de um retiro para pais de alunos do Colégio Santo Inácio. O encontro, realizado na Casa Pe. Anchieta, em São Conrado, buscou promover uma reflexão sobre a família, seus desafios na atualidade e também sobre formas de cultivar o amor nas relações familiares, tendo como guia a exortação apostólica Amoris Laetitia, do papa Francisco.

O grupo recebeu como palestrantes o jesuíta Pe. Carlos Palácio; o coordenador de Formação Cristã do Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora), Paulo Henrique Cavalcanti e o casal Filipe Mendes e Michelle Gama, colaboradores do programa Magis no Rio de Janeiro. Eles introduziram reflexões e trouxeram experiências e testemunhos sobre a importância do cultivo da espiritualidade familiar como compromisso para a construção de uma sociedade inspirada nos valores do Evangelho.

“Foi um dia inteiro de belíssimas reflexões, sobre temas lindos e de uma religiosidade muito profunda. Devemos refletir sobre o quanto Deus nos ama, o quanto espera que nós estejamos aptos a abrir nossos corações para que ele derrame todas as graças de que necessitamos. Nossas famílias precisam de espiritualidade. Fazer parte de uma escola cristã é uma graça imensurável para nossas crianças crescerem e se abastecerem desse amor”, destacou Juliana Bretas, mãe de Alice, do 2º ano do Ensino Fundamental, e do Vinícius, do 4º ano.

Segundo o coordenador de Formação Cristã do CSI, Jonas Diego, além das palestras, o retiro proporcionou ricos momentos de contemplação e partilha, acompanhados de música e descontração. “É importantíssimo motivar a reflexão sobre a sacralidade da família, essa instituição que é santuário da vida e berço da sociedade. É sempre pertinente reavaliarmos e trocarmos nossas impressões sobre o papel de cada um neste contexto”, ressaltou.