Começa a XIV ONU Colegial

Alunos do 9º EF e Ensino Médio debatem temas relevantes na história mundial

Foi aberta nesta terça-feira, dia 02, a XIV ONU Colegial. Com participação de 313 alunos, o encontro conta com seis comitês, cuja pauta inclui políticas para o fim da apatridia, a saída do Reino Unido da União Europeia, as guerras civil do Iêmen e do Líbano, as mudanças climáticas e políticas para o desenvolvimento sustentável, além da descolonização de Angola.

Em seu discurso, o diretor-geral do CSI, Pe. Ponciano Petri, conclamou todos a uma pertinente reflexão: “o que o diálogo poderia evitar?”, ressaltando que vivemos a “globalização da indiferença”, que atinge migrantes, refugiados e vítimas de tráfico humanos, entre outros. Já a diretora acadêmico-pedagógica, Ana Maria Loureiro, destacou a “ortodoxia do mundo contemporâneo”, caracterizada pela rapidez e velocidade dos acontecimentos combinada à polarização das opiniões. A professora alertou para uma aparente “necessidade de termos opiniões tão ortodoxas, arraigadas e, na maioria das vezes, superficiais, sem fundamentação, carentes de diálogo, lucidez e coerência”.

O secretário-geral da XIV ONU Colegial, Pedro Jatene, invocou os delegados a agir com responsabilidade, usando o poder que a eles foi conferido sem perder de vista a filosofia inaciana de servir ao outro de forma desinteressada. E destacou o sucesso da estrutura da atividade: “Esta 14ª edição é a prova do sucesso deste modelo feito pelos alunos para os alunos”.

Serão, ao todo, 11 sessões de debates. O encerramento será na próxima sexta-feira, dia 05.