Turma de 2018 volta ao CSI

Palestras sugerem atividades voluntárias

Os formandos que deixaram o CSI em dezembro voltaram no sábado, 23 de março, ao Colégio, para receberem o Anuário InaciAno 2018 e ouvirem palestras sobre voluntariado.

Na abertura do evento, padre Ponciano Petri, reitor e diretor-geral do CSI, deu as boas-vindas aos antigos alunos, ressaltando que a intenção do reencontro é oferecer sugestões para que eles continuem ações voluntárias, como as que são estimuladas pela Pedagogia Inaciana e desenvolvidas dentro do CSI, principalmente, pelo Ensino Médio. “Aqui vocês vão ouvir, conhecer experiências novas pelas quais esperamos que vocês se encantem, se engajem e continuem fazendo o bem e que, mais do que nunca, a sociedade do Rio de Janeiro, do Brasil, precisa desse exemplo, desse ato generoso de cada um de vocês”, afirmou padre Ponciano Petri.

Coordenador do curso Invest, o pré-vestibular comunitário criado por antigos alunos do CSI, Getúlio Fidelis falou sobre as opções de voluntariado no curso, que atende atualmente 135 alunos e possui 60 voluntários em diversas áreas. As aulas do curso acontecem dentro do Santo Inácio, de segunda a sábado.

Representantes do TETO, organização que constrói casas para a população carente, apresentaram a instituição e formas de ser voluntário aos alunos. Parte da arrecadação da Arsoi, a festa junina do Colégio Santo Inácio, vai para a construção de casas do TETO por alunos e colaboradores. Além disso, parte das cestas de Natal montadas através da campanha do Natal MAIS Feliz e Solidário é distribuída para as famílias atendidas pela ONG.

Formado em 2010 no CSI, Breno Gouveia, fundador do Projeto Ruas, falou sobre o trabalho realizado com pessoas em situação de rua. Com mais de 40 voluntários, o projeto acredita que, através do engajamento, consiga impactar socialmente as pessoas em situação de rua, promovendo o bem-estar e a cidadania dessa população.

Para encerrar o evento, o Grisoi - Grupo de Incentivo à Solidariedade Inaciana foi apresentado por antigos alunos do CSI de 1974. O objetivo do grupo é formar uma rede de apoio e troca de experiências entre os antigos alunos, estimulando e fazendo circular os valores de solidariedade adquiridos durante a formação inaciana. Após as palestras, houve um coquetel para todos os convidados no hall do Colégio.