Jornada Inaciana para Pais ano EF

Famílias participam de manhã de atividade

"Experiência pessoal de Santo Inácio de Loyola e Pedagogia Inaciana" foi o tema da palestra do padre Ponciano Petri, reitor e diretor-geral do CSI, durante a Jornada Inaciana para Pais (JIP) do 1º ano do Ensino Fundamental, que reuniu cerca de 400 pessoas, entre alunos, familiares e educadores, no sábado, 30 de março, no CSI. O encontro teve por objetivos refletir sobre o papel da escola e da família nos dias de hoje diante do compromisso de educar para a Excelência Humana – responder aos desafios da educação hoje sob a luz da experiência pessoal de Santo Inácio.

“Quais aspectos da educação inaciana já vivenciamos enquanto família e que nos ajudam a acreditar que "somos inacianos"? A parceria família e escola é fundamental para o êxito da proposta do Colégio Santo Inácio. Em que aspectos a visão humana de Santo Inácio de Loyola coincide com a visão do ser humano para a maioria das famílias hoje? Que desafios podemos encontrar na educação das crianças hoje e como podem ser iluminados pela experiência pessoal de Santo Inácio de Loyola?” foram alguns dos questionamentos levantados por padre Ponciano e debatidos pelos pais, após a palestra, divididos em grupos, nas salas de aula do Pátio do Sino.

No segundo momento do dia, pais e filhos se juntaram para ouvir depoimentos de alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre a trajetória escolar, desde sua chegada ao CSI até o último ano, e o que é ser Inaciano. Após os depoimentos, foram distribuídos os bótons ‘Sou Inaciano’ para os novos alunos. A manhã terminou com momentos de integração, música e muita brincadeira no CESI.

Veja o vídeo com o depoimento da coordenadora do Ensino Fundamental 1, Marta Lima, sobre o evento.