Companhia de Jesus apresenta as quatro Preferências Apostólicas Universais

Marcam o “modo de proceder” dos jesuítas e as necessidades atuais do mundo e da Igreja

Durante a manhã desta terça-feira (19), às 12h, hora de Roma, foram promulgadas as Preferências Apostólicas Universais (PAU), que serão o novo horizonte do corpo apostólico e o ponto de orientação à Companhia de Jesus em sua missão pelos próximos dez anos (2019-2029).

Como afirmou o padre Arturo Sosa, Superior Geral da Companhia de Jesus, em sua carta de apresentação das preferências apostólicas universais, elas “são o fruto de uma eleição”. Buscou-se alcançar o maior serviço divino e bem universal.

São quatro as preferências apostólicas universais:

1. Mostrar o caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais e do discernimento.
2. Caminhar com os pobres, os descartados do mundo, os vulneráveis em sua dignidade em uma missão de reconciliação e justiça.
3. Acompanhar os jovens na criação de um futuro promissor.
4. Colaborar no cuidado da Casa Comum.

O processo de discernimento levou dezesseis meses e incluiu os diversos níveis da Companhia e, ao final, foram apresentadas ao Papa Francisco, para a sua aprovação.  O Santo Padre afirmou que “o processo que a Companhia realizou, para chegar às preferências apostólicas universais foi (…) um real discernimento”. E destacou que elas “estão em sintonia com as atuais prioridades da Igreja expressadas através do magistério ordinário do Papa, dos Sínodos e das Conferências Episcopais, sobretudo a partir da Evagelii gaudim”.

Clique aqui e assista o vídeo do anúncio feito pelo Pe. Arturo Sosa.