Prêmio Prudential de Espírito Comunitário

Alunos do Ensino Médio são finalistas em evento de reconhecimento de ações voluntárias

Quatro alunos do Ensino Médio do CSI estão entre os 30 finalistas no Prêmio Prudential de Espírito Comunitário, que reconhece iniciativas voluntárias que mudam o mundo. Amanda Ruffier e Ian Araújo (3ªsérie EM), Joaquim Pedra (2ª série EM) e Marcela Cobra (1ª série EM) participaram na quinta-feira, 11 de outubro, de um evento de integração e troca de experiências com outros candidatos finalistas na sede da empresa, no Rio de Janeiro.

No encontro, os alunos apresentaram os projetos inscritos: Amanda Ruffier concorre com a Monitoria do Noturno - alunos do diurno do CSI são monitores dos alunos da Educação de Jovens e Adultos do Noturno em diversas matérias. A partir de sua participação no 2° Encontro de Formação Integral da Rede Jesuíta de Educação, realizado em 2017, Ian Araújo criou o projeto 4F's: mobilizou alunos de quatro colégios da Rede Jesuíta de Educação dos estados Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo a fim de realizar campanhas de arrecadação de dinheiro para instituições de suas respectivas cidades. Até o final do ano passado, eles conseguiram juntar mais de 10 mil reais.

O Projeto Arapiuns, do CSI, deu a Joaquim Pedra uma vaga no concurso. Joaquim participou da viagem em junho de 2018 e experimentou, nas comunidades visitadas, momentos de troca profunda de conhecimento e vivência das práticas e hábitos do povo através de abordagens e experiências com os alunos das escolas de Vila Anã e Vila Fátima sobre meio ambiente, reciclagem, cuidado com a água, história e origens do Rio de Janeiro, além de recreações e visitas aos meios de sustento das comunidades, como tanques de pesca e criação de abelhas.

Iniciativa da aluna Marcela Cobra e aderida por amigas dela, o Lanche Literário foi um momento de trocas: um livro por um brigadeiro. As alunas arrecadaram diversos livros e mais de 720 reais, revertidos em compra de alimentos para a Escola Dom Cipriano Chagas.

Os vencedores do Brasil podem representar o país em Washington, EUA, ao lado de aproximadamente 120 estudantes voluntários de outras partes do mundo. Em dezembro serão divulgados os três finalistas que receberão prêmios pela atuação voluntária.

Mais informações sobre o prêmio: https://www.premioprudential.com.br/