Sábado Cultural EF

Alunos celebram o dia do Folclore

Baseado no eixo da série - Projeto Sustentabilidade: Lixo Consciente - e no Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, as turmas do 2º ano EF participaram, no dia 25 de agosto, de oficinas de artes, dança e música, durante o Sábado Cultural. Tendo como objetivo promover a convivência e o aprendizado dos alunos, educadores realizaram dinâmicas e brincadeiras  visando aprofundar o conteúdo aprendido em sala de aula.

Durante a manhã, e ao som de cantigas folclóricas, os alunos exploraram movimentos do método O Passo numa grande rede de barbante, como em um jogo de tabuleiro de ritmo e movimento. Na oficina de artes, usando materiais de reciclagem, os estudantes construíram um bilboquê e puderam conhecer um pouco mais sobre este tradicional brinquedo. Após ouvirem a história da Sacita, livro baseado no folclore brasileiro que conta a história de uma saci menina e aborda questões como amizade, amor, compreensão, leitura e educação, além do sentimento de prazer em reconhecer semelhanças e o respeito por diferenças, todos foram convidados a soltar a imaginação e realizar a dobradura do chapéu do Saci. Em seguida, coloriram, através de belos desenhos, um cenário para esse personagem folclórico tão querido.

Para fechar o sábado, os alunos foram convidados para brincar na trilha do Folclore. Seguindo curiosas pistas deixadas em diversos espaços do colégio, as crianças foram descobrindo personagens folclóricos escondidos. Após localizarem todos eles, montaram um belo painel da turma celebrando o rico Folclore Brasileiro.