Semana Inaciana

Atividades promovem integração e conhecimento

A primeira semana letiva do segundo semestre foi marcada por comemorações pelo dia de Santo Inácio, celebrado em 31 de julho. Durante os diversos eventos organizados pela Formação Cristã, alunos e colaboradores puderam conhecer mais sobre a vida e a obra de Inácio de Loyola (23 de outubro de 1491 – 31 de julho de 1556), fundador da Companhia de Jesus.

Na segunda-feira, dia 6 de agosto, uma Celebração Eucarística foi realizada pelo diretor-geral do CSI, padre Ponciano Petri, para lideranças e chefes de diversos setores do Colégio na Capela Sagrado Coração de Jesus. No dia seguinte, o professor Cesar Tovar organizou uma visita guiada dos colaboradores à Igreja de Santo Inácio, explicando um pouco da história e da arquitetura do local. À noite, a comunidade educativa do Noturno assistiu, no auditório Padre Arrupe, ao filme “Ignácio de Loyola – Soldado, Pecador, Santo”, uma emocionante história de fé e conversão do fundador da Companhia de Jesus.

No Festival Inácio, realizado na quinta-feira (9 de agosto), alunos e colaboradores compuseram ou interpretaram canções inspiradas no Santo e se apresentaram no palco do CESI para a comunidade educativa. Na apresentação do turno da manhã, o prêmio de melhor interpretação ficou para os alunos Joaquim Pedra, Hugo Earthal, Zeca França e José Bento, da 2ª EM, e de melhor composição original para Ian Araújo, João Palma e Fernando Rosman, da 3ª EM. À tarde, os alunos Luísa Alves, do 6º EF, e Renan Reis, do 7º EF, ganharam na categoria de melhor interpretação. Para fechar o dia, o Pátio do Sino recebeu os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental para uma homenagem aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que se despedem do Colégio este ano, desejando boa sorte na nova etapa.

Encerrando a Semana Inaciana, na sexta-feira (10 de agosto), as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental participaram de uma aula inaugural no auditório Padre Arrupe.
Elaborada pela professora de Ensino Religioso da série, Vera Loureiro, em parceria com a Formação Cristã, a palestra teve como objetivo promover nos alunos a observação de um vídeo sobre ações que transformam o mundo, em lugares distantes e próximos, já que o tema de trabalho da série para o 3º trimestre é O Homem no mundo. “Acreditamos assim que, para modelar as almas de nossos alunos e alavancar ações significativas e pertinentes à faixa etária e à realidade deles, precisamos levá-los a desejar e a saborear internamente o sentimento da esperança e das possíveis ações que alteram a realidade”, explicou Vera. No final do evento, as alunas Amanda Ruffier, da 3ªEM, e Isabela Barbosa, da 2ª EM, e o antigo aluno João Marcelo Salvador, que participam de ações de voluntariado, conversaram com as turmas sobre as dificuldades e as conquistas de pensar o mundo a partir de um olhar para além, que transcende o seu pequeno universo pessoal.