Lançamento das unidades de alfabetização

Turmas do 1ºEF participam de atividades

Durante o primeiro semestre letivo de 2018, as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental participaram de atividades que marcaram os lançamentos das quatro unidades de alfabetização da série. Cada unidade possui um fio condutor, uma palavra ou frase chave, de onde são extraídos fonemas a serem trabalhados com os alunos na alfabetização. 

Na primeira unidade, lançada em março, os alunos trabalharam a palavra “cavalo” e participaram de atividades no Pátio do Sino. Na segunda unidade, o tema “Literatura: Os Contos Infantis” teve por objetivo valorizar os contos infantis e a sua importância para o enriquecimento do imaginário das crianças. Os estudantes assistiram à peça "O senhor dos sonhos", do grupo de teatro Trucks, e trabalharam com a frase chave "Lucas sonhou com o gato, o lobo e o macaco" nas aulas de Língua Portuguesa. 

Já a unidade 3 foi marcada por uma apresentação musical envolvendo alunos e professores com obras de Vinícius de Moraes, já que o tema trabalhado foi “Rio de Janeiro, natureza e música”. As crianças cantaram diversas músicas como “Ela é carioca” e “A Casa”, recitaram o poema “As borboletas” e também conheceram um pouco sobre a vida de Vinícius, que é ex-aluno do CSI. A partir desta atividade, a frase chave trabalhada foi "O poeta carioca tocava piano e cantava sua vida". 

Lançada em junho, a última unidade trabalhada no semestre, a unidade 4, contou com uma peça de teatro sobre os trabalhos de Hércules. Esta unidade tem como objetivo valorizar os clássicos da Mitologia Grega para enriquecer o imaginário das crianças. No dia anterior, as turmas receberam a visita da Deusa Atenas que levou dois livros sobre a Mitologia Grega para as crianças e também um convite para a peça.

Para Andreia Salomão, orientadora do 1º ano do Ensino Fundamental, a divisão por unidades facilita a apresentação dos fonemas para as crianças. A cada unidade são apresentadas em média três famílias silábicas, seguindo uma gradação de dificuldade.