Ciclo de Palestras

Ensino Médio conversa com profissionais de diversas áreas

Cerca de 500 alunos do Ensino Médio participaram do Ciclo de Palestras sobre Profissões, que aconteceu entre os dias 13 e 20 de junho, em diversos espaços do Colégio. Além das carreiras mais procuradas, como Engenharia, Medicina, Administração, Direito e Jornalismo, os alunos puderam tirar dúvidas com profissionais de outras áreas, como Economia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Arquitetura, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda e Design. Compostas apenas por professores e coordenadores de cursos universitários, as mesas-redondas tiveram a intenção de passar para os alunos uma visão da vida universitária, incluindo a estrutura das faculdades e as oportunidades oferecidas ao longo da trajetória acadêmica.

Para a orientadora profissional do CSI, Luciana Ache, o objetivo do evento foi apresentar as profissões para os alunos através de uma abordagem comparativa, não apenas caracterizando cada profissão individualmente, mas principalmente estabelecendo um contraponto com carreiras correlatas, normalmente da mesma área, apontando e solucionando as principais dúvidas dos alunos.

Veja os profissionais que participaram do evento:

Engenharia de Produção - Adriana Leiras, PUC Rio;

Administração - Bernardo Fajardo, FGV;

Economia - Rubens Cysne, FGV;

Biomedicina - Natalia Cordeiro, Unigranrio;

Ciências Biológicas - Rejan Bruni, PUC Rio;

Medicina - Paulo César Guimarães, FMP;

Arquitetura - Tatiana Terry, PUC Rio;

Engenharia Civil - Marcelo Gomes Rios Filho, IBMEC;

Engenharias da Computação, Mecânica, Elétrica, Controle e Automação, Materiais, Nanotecnologia, Ambiental, Química - Marcelo Dreux, PUC-Rio; Ivan Mathias, PUC-Rio; Ubiratan Oliveira, IBMEC; 

Direito - Rodrigo Vianna, FGV; 

Relações Internacionais - Victor Vieira, Iuperj; 

Publicidade e Propaganda - Fabro Steibel, ESPM;

Jornalismo - Monica Mourão, ESPM;

Design - André Luis Beltrão, ESPM.