Encontro de Jovens Inacianos 1ªEM

Atividade fortalece posicionamento crítico dos estudantes 

Em maio, cerca de 30 alunos da 1ª série EM participaram do Encontro de Jovens Inacianos, na Vila Santo Inácio, em Corrêas. Como um aprofundamento da vivência realizada no 9º ano EF, o EJI da 1ª EM tem como objetivo falar sobre as influências cotidianas a partir de temas como: Como o nosso caráter é forjado? A quem estamos seguindo (tendências, modas, ideias etc.)? O tema visa fortalecer o posicionamento crítico dos estudantes para que possam tomar as suas decisões de forma mais consciente. 

Durante o encontro foram realizadas atividades de debate, encenação, dinâmicas de grupo, momentos de lazer e espiritualidade, sempre permeados pelo tema central do encontro. Para Sofia Rocha, o sentimento predominante após esse Encontro é gratidão. “O EJI foi uma experiência renovadora para mim. Poder estar mais perto de Deus e me permitir cada vez mais aprender com o outro foram alguns os ensinamentos que eu com certeza levei e pretendo levar para a vida toda. São em encontros como esse que percebemos o quanto devemos ser gratos por simplesmente estarmos vivos e de termos a oportunidade de conhecer um pouquinho mais de cada um de nós mesmos! Guardo o EJI e tudo o que aprendi no meu coração”, disse Sofia.

Coordenador de Formação Cristã do Colégio, Jonas Leandro disse que, antes de ir para o encontro, já havia criado uma grande expectativa. “O EJI da 1ª série teve um significado muito especial para mim. Minha participação tinha, sobretudo, o intuito de observação, tendo em vista o meu primeiro contato com a atividade no Colégio Santo Inácio. A partilha da programação com a equipe, nos dias que antecederam o encontro, já me provocava grande expectativa. E, no decorrer da experiência, pude perceber com muita alegria um processo de integração e aprofundamento de temas muito relevantes sendo desencadeado nos participantes. A potencialidade da programação no sentido de promover integração e interação, a sede do jovem pela oportunidade de pequenas pausas, momentos de deserto, paradas restauradoras. Perceber esse desejo nos jovens enche o nosso coração de esperança e nos motiva a oferecer "água" para suas sedes, "alimento" para suas fomes. O EJI deixou marcas muito consoladoras em meu coração”, comentou Jonas.

O Encontro de Jovens Inacianos proporciona aos alunos o aprofundamento nas práticas da espiritualidade inaciana de forma jovial, dinâmica e, ao mesmo tempo, intensa.