Projeto Bilíngue

Iniciativa trabalha com inovação e criatividade facilitando o aprendizado do aluno

Em parceria com a International School, o Colégio Santo Inácio iniciou em 2018, o Programa de Educação Bilíngue para as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A proposta alia inovação, criatividade e aulas práticas dentro de um ambiente de total imersão linguística, fazendo com que o aluno tenha aula em Inglês e não aula de Inglês e, assim, adquira habilidade com a Língua Inglesa de maneira fácil e dinâmica.

Com o intuito de desenvolver no aluno competências para torná-lo capaz de se expressar bem e prepará-lo para situações reais, o Projeto Bilíngue coloca a aprendizagem da  Língua Inglesa como instrumento facilitador de vivências em vários contextos. O ensino visa mais do que ensinar estruturas, foca nos quatro pilares da UNESCO: aprender a conhecer,  aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer. 

Durante o primeiro trimestre letivo, diversas atividades foram feitas, a fim de envolver não somente os alunos, mas também as famílias. Além de exercícios com Lego Education, eles tiveram práticas artísticas com materiais recicláveis, criaram um 'green gift' (presente sustentável), fizeram pesquisas para aprimorar o vocabulário, houve também contação de histórias com os temas das unidades (aniversário e alimentação) e o preparo de um biscoito feito pelos próprios alunos, que depois foi distribuído como presente às famílias.

Para a professora Carmélia Silva, o primeiro trimestre foi um sucesso e a expectativa para o próximo é fazer com que os alunos se sintam mais à vontade com a língua. “O primeiro trimestre foi muito proveitoso e satisfatório. Podemos dizer que estamos alcançando as metas do projeto. Sentimos o desenvolvimento dos nossos alunos e queremos fazê-los mais expressivos e seguros à medida que utilizam mais e mais a língua”, comentou Carmélia.

Em 2019, o CSI passou a oferecer o Programa de Educação Bilíngue para as turmas de 6º a 8º anos do Ensino Fundamental.

Para saber mais sobre a International School, clique aqui.