Semana Santa Jovem I e II

Alunos dos colégios da Rede Jesuíta participaram de encontro

Alunos do Ensino Médio do CSI aprofundaram o encontro com Deus durante a Semana Santa Jovem I, em Juiz de Fora, e II, em Corrêas, realizadas entre os dias 28 e 31 de março. Acompanhados por agentes da Formação Cristã, pelo professor de Ensino Religioso Antonio Marcos, e pelo reitor do CSI, padre Ponciano Petri, os dois grupos, um com 24 alunos e o outro com nove, respectivamente, participaram dos encontros junto com os colégios Anchieta (Nova Friburgo), dos Jesuítas (Juiz de Fora) e Loyola (Belo Horizonte), da Rede Jesuíta de Educação. 

Para Juan Pablo Rodriguez, agente da Formação Cristã do CSI que acompanhou os alunos na Semana Santa Jovem I, esta foi uma oportunidade para conhecer o encontro aqui no Brasil. ”Foi um encontro muito bom. Para mim, que sou novo aqui no Colégio e no Brasil, foi uma oportunidade muito bonita para conhecer a vivência de Semana Santa neste país e com um jeito muito juvenil e catequético. Os nossos alunos tiveram a oportunidade de partilhar com outros jovens dos outros colégios, com buscas, perguntas e inquietudes muito parecidas, mas com diferentes contextos. A SSJI é uma proposta formativa que tem muitos anos de tradição e experiência nos colégios jesuítas desta região do Brasil. E nossos alunos podem aprofundar suas experiências de fé, conhecer a eles mesmos e reconhecer que Deus caminha com eles”, disse Juan.

Participante da Semana Santa Jovem II, a aluna Maria Eduarda Chan, da turma 31, diz que o encontro superou suas expectativas. “A SSJII foi maravilhosa! Aconteceu no momento certo. Eu estava frágil, lidando com alguns problemas pessoais e o encontro me deu a oportunidade de respirar; me reconectei com Deus, consegui pensar, refletir e experimentei uma paz enorme. Considero ter sido uma experiência essencial, diante de tanta correria que temos, sobretudo, na 3ª série do Ensino Médio. Posso dizer que o encontro realmente superou todas as minhas expectativas”, completa Maria Eduarda. 

Já para Rodrigo Moco, agente de Formação Cristã que acompanhou os alunos na Semana Santa Jovem II, esses encontros são as experiências mais profundas de fé proporcionadas aos estudantes. “Isso possibilita um mergulho nos mistérios da fé cristã e uma introdução à espiritualidade inaciana. Como resultado dessa experiência, temos estudantes que se abrem à dinâmica do serviço como uma forma de comunicar a experiência que tiveram com Deus”, explica Rodrigo.  Parceira de SSJII de Rodrigo, a agente da Formação Cristã Danielle Leal concorda. “O encontro alcançou o objetivo de propor aos jovens uma vivência mais profunda da fé, através da experiência pessoal e coletiva, além de provocar em cada um o desejo de ação para a construção de um mundo mais solidário e justo. Sinto-me muito feliz com a proposta e com o resultado obtido”, afirma Danielle.

A Semana Santa Jovem é um programa oferecido aos jovens dos colégios jesuítas desde 1985 que pretende, através da espiritualidade inaciana, despertar o desejo de aprofundar a caminhada de conhecimento, compromisso e seguimento a Jesus, mudança de postura no cotidiano e fazer das experiências pessoais e comunitárias um fortalecimento em Cristo por meio da oração e da convivência fraterna. 

Imagens da Semana Santa Jovem I e II estão na Galeria de Fotos.