Iniciativas sustentáveis no Santo Inácio

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na terça-feira 5 de junho, o Colégio Santo Inácio tomou duas importantes iniciativas em prol da sustentabilidade: reciclagem de papel e eliminação dos copos descartáveis.

A parceria do Colégio com o Light Recicla, projeto sustentável de troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia elétrica, foi retomada depois de ser suspensa em 2013. Agora, todo o lixo reciclável de papel produzido pelo colégio – folhas, livros, cadernos, jornais, revistas, caixas de papelão, etc – será revertido em desconto na conta de energia elétrica. Como nos outros anos, este desconto será doado para o Centro Educativo Padre Agostinho Castejón – CEPAC, uma das instituições apoiadas pelo Colégio, localizado no Morro Santa Marta.


Diante do crescente consumo de copos descartáveis e seu impacto na natureza, pensando nos benefícios para a saúde e para o meio ambiente - e em conformidade com a preferência apostólica socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil BRA - o Colégio decidiu fazer sua parte e aderiu à campanha Menos 1 Lixo, eliminando os copos descartáveis do refeitório dos colaboradores, das salas de convivência e das reuniões internas. Em maio, todos os colaboradores foram presenteados com copos reutilizáveis compactos, que podem ser levados para qualquer lugar. Em 30 dias, teremos cerca de 25 mil copos descartáveis a menos jogados fora, ou seja, menos 100 kg de lixo por mês. São 300 mil copos e mais de uma tonelada de lixo por ano, que levaria de 250 a 400 anos para se decompor!

Outras iniciativas estão sendo avaliadas para que o Colégio viva de forma sustentável o seu dia a dia!


Sobre o Light Recicla: Iniciado em agosto de 2011, o projeto contempla o tripé da sustentabilidade, que inclui os aspectos social, ambiental e econômico pois incentiva a população a tratar os resíduos, dissemina a cultura de preservação do meio ambiente e ainda gera renda ao permitir que o cliente pague menos pela energia consumida. O Light Recicla também contribui com a redução de gastos públicos com limpeza urbana.
Mais informações: www.light.com.br/grupo-light/Sustentabilidade/compromisso-com-a-sociedade_light-recicla.aspx

Sobre o Menos 1 Lixo: Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fernanda Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável. O primeiro passo foi banir de vez os copos descartáveis do seu dia a dia, e pra isso ela carregava sempre um copinho retrátil e reutilizável na bolsa.
Mais informações: www.menos1lixo.com.br 

Conheça o trabalho do CEPAC: http://rjcepac.org.br/